Negros recebem 60,4% do valor pago às demais camadas da população, segundo Dieese



O estudo divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostra que os negros – parcela da população que inclui pretos e pardos – recebem por hora, em média, 60,4% do valor pago às demais camadas populacionais. O percentual revela que os negros ganham R$ 5,81 por hora trabalhada, contra R$ 9,62 pagos a outros trabalhadores. 

Segundo o estudo, o principal motivo dessa desigualdade é que a inserção dos negros no mercado de trabalho ocorre principalmente nas ocupações menos especializadas e pior remuneradas. Em 2010, 10,8% da população negra economicamente ativa trabalhava como empregado doméstico. Entre a população que se declara branca e amarela, essa proporção é 5,7%.

No serviço público existe uma proporção menor de negros (6,2%) do que de não negros (8,4%). O fato de ser uma carreira que requer a aprovação em concurso público mostra, de acordo com a pesquisa, a falta de acesso dos negros ao ensino de qualidade.

A diferença também é grande no grupo que incluiu desde profissionais autônomos de nível universitário até donos de negócios familiares. O percentual de negros que ocupam essas atividades é de 3,9%, contra 9% entre os não negros. Segundo o estudo, dispor de riqueza acumulada que permita montar um negócio ou ter nível superior de escolaridade, provavelmente, são os fatores que explicam a exclusão de grande parte dos negros.

Fonte:

Agência Brasil 



17/11/2011 20:08


Artigos Relacionados


Valor da produção de lavouras de 2012 é o segundo maior desde série histórica, segundo Ministério da Agricultura

CPI coloca em dúvida valor pago pela sede do PT

Valor pago por matrícula deve ser descontado de anuidade, decide CE

Valor do seguro pago por danos de veículos automotores aumenta 15% no primeiro semestre

Senadores devem intermediar reajuste de valor pago pelo SUS a exames laboratoriais

Valor pago em financiamento de casa própria pode ter dedução no Imposto de Renda