Nery diz que as Regiões Norte e Nordeste são discriminadas



O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso em homenagem pelo Dia Mundial da Água, lembrou que uma enorme parcela da população brasileira que é privada do acesso à água, "bem absolutamente necessário à manutenção das condições de vida, da preservação da vida", especialmente nas Regiões Norte e Nordeste. Ele informou que dos 116 municípios brasileiros que não contam com abastecimento, a maioria está localizado nessas regiões.

O Pará, disse o senador, apresentou o menor percentual de cobertura de abastecimento de água no país em 2006, de apenas 48,2%. Por outro lado, São Paulo e Distrito Federal têm percentual superior a 90%.

- Isso é a desigualdade, discriminação e injustiça que quero apresentar - disse.

O parlamentar também citou denúncia de uma organização não-governamental que fez um balanço sobre o uso da água no país, e apontou o agronegócio como responsável por 70% do consumo total, seguido pela indústria, com 20%, enquanto os 10% restantes são destinados aos demais usos.Essas questões, disse o senador, devem levar a Agência Nacional de Águas (ANA), o Congresso Nacional, o governo e a sociedade "a pensar medidas eficazes quanto à gestão da água", para que todos tenham acesso a esse bem.



18/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Universidade federais serão instaladas nas regiões Norte e Nordeste

Novas cultivares de soja chegam às regiões Norte e Nordeste

PNAD 2012: Percentual de internautas cresce nas regiões Norte e Nordeste

Regiões Norte e Nordeste vão receber maior parte dos médicos cubanos

Estudo do Ipea mostra que regiões Norte e Nordeste têm menos médicos do SUS

Regiões Norte e Nordeste devem ficar alertas para chuva forte