Novas cultivares de soja chegam às regiões Norte e Nordeste
O Brasil ganha nesta terça-feira (25), mais duas cultivares de soja. Batizadas de BRS 325RR e BRS326, as novas cultivares, desenvolvidas pela Embrapa Soja, serão lançadas durante a abertura oficial da nona versão da feira AgroBalsas, no município de Balsas, ao sul de São Luís. Essa é a maior feira da região sul do Maranhão e vai até sexta-feira (28).
O trabalho de pesquisa da Embrapa Soja que resultou na BRS325RR e BRS 326 levou oito anos e foi feito em parceria com a Embrapa Meio-Norte, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen) e a Embrapa Transferência de Tecnologia.
A cultivar de soja BRS 325RR é uma opção para as áreas com infestação com plantas daninhas, porque tem como diferencial a tolerância ao herbicida glifosato. Além disso, a espécie possui elevado potencial produtivo e ainda resistência às principais doenças da soja.
Segundo a Embrapa, essa espécie está sendo indicada para a semeadura no sul do Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins. As sementes básicas já podem ser retiradas no Escritório de Negócios da Embrapa no município de Imperatriz (MA).
A outra cultivar que será lançada é a BRS 326, soja convencional, que tem como vantagem a precocidade e o elevado potencial produtivo. A cultivar também está sendo indicada para a semeadura no Maranhão, sudoeste do Piauí e norte do Tocantins.
Na quinta-feira (27), à tarde, haverá um dia de campo na unidade demonstrativa do Agrobalsas. A Embrapa terá a oportunidade de apresentar algumas das suas cultivares de soja recomendadas para a região: BRS RR 278, BRS RR 279, BRS RR 270 (transgênicas) e BRS Tracajá, BRS Sambaíba, BRS Carnaúba e BRS Candeia (convencionais), além dos dois lançamentos.
Feira com Vitrine Tecnológica
Uma das grandes atrações da 9ª AgroBalsas é a vitrine tecnológica. Coordenada pela Embrapa Meio-Norte, a vitrine tem uma área de três mil metros quadrados e reúne tecnologias como arroz, feijão-caupi, algodão, girassol, gergelim, sistema Santa Fé de milho mais capim, safrinha de milheto, entre outros.
No evento, as caravanas de produtores também poderão acompanhar palestras de pesquisadores e analistas da área. No local, haverá um estande exclusivo da Embrapa, com o tema “Agricultura responsável nos cerrados nordestinos, compromisso com o futuro”. O espaço de 81 metros quadrados vai apresentar produtos, serviços e tecnologias desenvolvidos pelas unidades da Embrapa Meio-Norte, Soja, Cocais e Planícies Inundadas, Algodão e Transferência de Tecnologia.
Fonte:
Embrapa
25/05/2010 20:00
Artigos Relacionados
Novas cultivares de batata-doce da Embrapa chegam ao mercado
Nery diz que as Regiões Norte e Nordeste são discriminadas
Universidade federais serão instaladas nas regiões Norte e Nordeste
PNAD 2012: Percentual de internautas cresce nas regiões Norte e Nordeste
Regiões Norte e Nordeste vão receber maior parte dos médicos cubanos
Estudo do Ipea mostra que regiões Norte e Nordeste têm menos médicos do SUS