Nery diz que emenda 3 "é fruto de uma mentalidade escravagista"



"A emenda 3 é fruto de uma mentalidade escravagista de alguns setores da sociedade que querem, a qualquer custo, colocar artifícios legais para diminuir a importância do trabalho humano". Ao posicionar-se contra a derrubada do veto à emenda 3, o senador José Nery (PSOL-PA) opinou que, apesar de travestida de moderna, ela representa uma visão atrasada que tem como objetivo tornar mais precárias as relações de trabalho e negar direitos históricos conquistados pelos trabalhadores ao longo de uma história de muita luta.

O senador pelo Pará também registrou que o Congresso não aprecia nenhum veto presidencial há mais de dez anos e que a mobilização atual em torno da votação da emenda 3 é reflexo da pressão e dos interesses que estão postos em torno dela. Ele defendeu a realização de uma grande mobilização popular para evitar que os senadores e deputados derrubem o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS), que, como presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, comandou a audiência pública conjunta com a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), disse estar preocupado com o resultado da votação do veto em virtude do Regimento do Congresso estipular voto secreto quando se tratar de vetos.

Paim também anunciou que no dia 15 de maio ocorrerá uma nova audiência pública sobre a emenda 3 com representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Confederação Nacional do Trabalho (CNT), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo (OAB-SP), que, como as demais entidades convidadas, posicionou-se a favor da derrubada do veto presidencial.



03/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mentalidade escravagista impede aprovação de medidas para erradicar esse tipo de trabalho, avalia Nery

José Nery defende veto presidencial à Emenda nº 3

Dia da Consciência Negra: Maria do Rosário acusa governo federal de escravagista

Serys: mundo precisa de mudança de mentalidade e de valores

MARINA DEFENDE MUDANÇA DE MENTALIDADE EM RELAÇÃO AOS REXCURSOS HÍDRICOS

Cristovam Buarque defende mudança de mentalidade para enfrentar a crise