José Nery pede ação do governo contra violência ao povo do Saara Ocidental
O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso nesta terça-feira (23), pediu que o governo brasileiro cobre da Organização das Nações Unidas (ONU) uma manifestação de repúdio à violência cometida pelo exército do Marrocos contra o povo saarauí, conflito que ocorre há mais de 30 anos no norte da África.
Nery também pediu a realização de reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e a bancada de senadores para discutir como o Brasil pode interferir positivamente para o fim do conflito e para que seja reconhecida a independência do Saara Ocidental, de acordo com os princípios da liberdade e da autodeterminação dos povos.
- O governo brasileiro precisa assumir um lado nesse conflito, primando por uma saída que garanta a descolonização da África, fato que só pode ser consumado com a independência do Saara Ocidental em relação ao Marrocos - disse.
O Saara Ocidental é uma ex-colônia espanhola anexada em 1975 pelo Marrocos, cenário de frequentes confrontos entre as forças governamentais e os militantes pró-independência. Nery esteve, de 28 a 31 de outubro, em uma conferência europeia de apoio à autodeterminação do povo saarauí.
Os últimos confrontos entre os dois grupos ocorreram no início deste mês, quando 19 pessoas morreram, além de inúmeras terem sido detidas depois que as forças marroquinas invadiram um acampamento montado pelos ativistas pró-independência contra o controle de Marrocos sobre a região do Saara Ocidental.
Comenda
José Nery também anunciou a realização da primeira edição da premiação Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ele fez um chamamento às entidades para que pessoas e instituições que tenham contribuído para a defesa e promoção das causas dos direitos humanos apresentem suas indicações.
As indicações podem ser feitas por deputados, senadores e organizações governamentais ou não até o dia 3 de dezembro e devem ser apresentadas à Secretaria-Geral da Mesa do Senado. O conselho encarregado da Comenda, formado por um membro de cada partido com representação no Senado, fará a escolha para agraciar cinco pessoas ou instituições.
Também foi aprovado requerimento para a realização de homenagem, durante a hora do expediente do próximo dia 30 de novembro, em comemoração ao dia da solidariedade ao povo palestino.
23/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery: Luta contra a violência tem que ser permanente
Sarney reafirma apoio do Brasil à solução pacífica no Saara Ocidental
José Nery protesta contra violência policial no Pará
José Nery denuncia violência contra integrantes do PSOL no Pará
José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti
José Nery pede pensão ao governo do PA para mãe de estudante morto pela ditadura