Neuto de Conto defende realização de eleição para o Parlasul




Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (3), o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) ressaltou a importância de realização de eleições para escolha da bancada brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Conforme lembrou, foi aprovado em outubro o critério de representação cidadã para composição do parlamento, restando agora ao país definir as regras para o pleito e realizar eleições para escolha de seus representantes.

- A eleição no [Parlamento do] Mercosul será exclusiva, não poderá ser acumulativa com parlamentos nacionais, em nenhum dos países. Os parlamentares terão que ser eleitos. O Paraguai já fez a sua eleição. Uruguai, Argentina e Brasil deverão fazê-la tão logo possível - disse, ao informar que o Brasil poderá fazer essa eleição em 2012, juntamente com as eleições para prefeitos.

Alem do processo eleitoral, o senador destacou outras questões relevantes em discussão no Parlasul, como a que unifica os currículos universitários nos países integrantes do Mercosul. Com a medida, disse o senador, não haverá restrição para atuação profissional dentro do bloco. Ele também enfatizou a importância do ensino de português e espanhol nas escolas de todos os países do Mercosul.

- Sou um lutador pela causa da unificação, lutador pela causa da eleição e lutador para que tenhamos um bloco forte para representar os nossos países perante a humanidade e perante todos nós - disse Neuto de Conto.

Em seu pronunciamento, o senador também defendeu a adoção de regras conjuntas para o controle das fronteiras, visando fortalecer ações de combate ao comércio de drogas e armas na região.



03/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto acredita em acordo sobre representatividade no Parlasul

Neuto de Conto registra realização de conferência internacional sobre turismo em Florianópolis

Neuto de Conto defende planejamento para o Aquífero Guarani

Neuto de Conto defende agenda positiva para o Senado

Neuto de Conto defende novas reformas para dar continuidade ao Real

Neuto de Conto defende pacto federativo para garantir reformas