Neuto de Conto diz que "generosidade repentina" dos EUA sobre protecionismo é "piada de mau gosto"



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) disse, em discurso nesta quarta-feira (15), que a "generosidade repentina" dos Estados Unidos, ao anunciar que vai combater o protecionismo comercial, "só pode ser entendida como piada de mau gosto". O anúncio foi feito nesta semana pelo secretário do Tesouro norte-americano, Henry Paulson.

O senador lembrou que, poucos meses atrás, os Estados Unidos e a Europa levaram a Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio ao fracasso, quando se recusaram a reduzir os subsídios que dão aos seus produtores rurais - antiga reivindicação dos países pobres. Observou que, com os subsídios dos países ricos, os agricultores do resto do mundo não conseguem aumentar sua produção e exportar, pois eles não contam com qualquer ajuda de seus governos.

Depois de analisar os acontecimentos financeiros mundiais dos últimos dias, Neuto de Conto disse que, embora o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenha admitido que os países em desenvolvimento vêm sendo "crescentemente afetados" pela crise, "esqueceu" de falar das "perspectivas sombrias" que terão que ser enfrentadas em 2009.

Neuto de Conto lembrou que especialistas já acreditam que o crescimento brasileiro não deve passar de 2,5% no próximo ano, as exportações vão diminuir, os investimentos externos e internos vão escassear, os juros podem subir, o desemprego vai aumentar e a inflação voltará a ameaçar os brasileiros. O senador manifestou-se preocupado especialmente com os agricultores, que devem enfrentar preços baixos para sua produção e elevados custos de insumos, como fertilizantes.

- A primeira lição que podemos aprender com essa crise é que os mercados não podem mais funcionar de maneira anárquica, a especulação absurda não pode mais ser tolerada, os governos não podem mais ser negligentes, e os Estados Unidos não decidem mais nada sozinhos no mundo - opinou o senador, lembrando que existem novos atores no cenário internacional, em especial China, Índia, Brasil e Rússia.



15/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima diz que Lula fez "piada de mau gosto"

Para Simon, morte repentina de Brizola surpreendeu e deixou gosto amargo

Neuto de Conto acredita em acordo sobre representatividade no Parlasul

Neuto de Conto anuncia participação em conferência sobre biocombustíveis

Neuto de Conto destaca reportagem sobre ameaças ao planeta Terra

Neuto de Conto destaca importância do debates sobre questões relativas à Amazônia