Neuto de Conto: Países ricos têm culpa pelos altos preços dos alimentos
O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) sustentou em discurso que os países ricos têm culpa pela elevação dos preços dos alimentos no mundo, por causa dos subsídios que concedem aos seus agricultores. Citou que os produtores de milho dos Estados Unidos ganham 35% do governo em subsídios para plantar, enquanto a produção de açúcar da Europa recebe até 75% em subsídios.
Para ele, tais incentivos mantiveram por décadas os preços dos alimentos em níveis baixos, tirando qualquer atrativo para que agricultores de países pobres e em desenvolvimento aumentassem seus plantios. Como conseqüência, os estoques dos alimentos no mundo caíram à metade em menos de uma década. Estoques baixos, petróleo em grande alta e aumento do consumo da China e da Índia completaram o quadro para o rápido aumento de preços dos alimentos no mundo.
- A cada dia, vemos mais críticas ao álcool combustível, que estaria tomando o lugar das plantações de alimentos no Brasil e nos Estados Unidos. No caso brasileiro, é uma grande injustiça. A cana de açúcar ocupa no Brasil apenas 2% das nossas terras. Na metade dessa área, a cana é plantada para produzir açúcar, o qual vendemos ao mundo. O nosso álcool não tem a culpa que estão tentando apontar - afirmou Neuto de Conto.
Ele sustentou ainda que o Brasil dispõe de aproximadamente 90 milhões de hectares de terras que podem ser incorporadas à produção de alimentos ou álcool combustível, sem que seja necessário entrar na região amazônica. Essas áreas são de cerrados ou fazendas com pastagens degradadas.
- O Brasil pode ainda dobrar sua produção de 177 milhões de toneladas de carne, desde que os fazendeiros, com uma tecnologia baixa, possam criar duas reses em um hectare. Hoje, a média brasileira é extremamente baixa - apenas um animal por hectare - disse. O senador de Santa Catarina acredita que o Brasil será o maior produtor e exportador de alimentos do mundo, assim como o maior produtor e exportador de bioenergia.
09/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Neuto de Conto critica "visão equivocada" de líderes mundiais sobre preços dos alimentos
Neuto de Conto protesta contra críticas externas à produção de alimentos no país
Brasil poderá se tornar maior produtor e exportador de alimentos, diz Neuto de Conto
Aquecimento global é provocado pelos países ricos, diz Mozarildo
Preços dos alimentos devem continuar altos por vários anos, diz Graziano
Turismo nos países emergentes deve superar o dos países ricos, aponta OMT