Neuto de Conto se despede destacando conquistas no turismo e na agricultura




Ao se despedir do Senado nesta quarta-feira (15), o senador Neuto de Conto (PMDB-SC) destacou as conquistas do Brasil nos setores da agricultura e do turismo. Ex-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), o parlamentar enfatizou que o turismo já é a quinta principal forma de entrada de divisas no Brasil, perdendo apenas para minério de ferro, petróleo, soja e frango.

Em sua opinião, no entanto, o país ainda tem muito espaço para crescer. Afirmou que o Brasil ocupa o 39º lugar entre os países que mais recebem divisas externas por meio do turismo, entre 181 nações pesquisadas.

No mercado turístico, o país ocupa o 13º lugar. Mas, como o Brasil é a oitava maior economia do mundo, também aí o senador viu muito espaço para crescimento. Entre os destinos mais procurados, o país está em 41º lugar.

O setor agropecuário, informou o senador, é hoje responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Responde também por 34% das exportações e 37% dos empregos. Para o parlamentar, com o ingresso de áreas degradadas entre as hoje disponíveis para a agricultura, o país pode quadruplicar sua produção atual, sem agredir desmatamento e meio ambiente.

O senador apontou como fato mais importante de seus nove mandatos eletivos a relatoria da medida provisória que estabeleceu o Plano Real. O parlamentar afirmou ter negociado 53 alterações incluídas no projeto de lei de conversão decorrente da MP.

Neuto de Conto salientou a importância do Plano Real para a economia brasileira, cujo PIB saltou de R$ 359,2 bilhões, em 1994, para R$ 3,1 trilhões, no ano passado.

O senador ainda ressaltou a necessidade premente da realização de reformas política, partidária-eleitoral e do pacto federativo.



15/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto diz no 5º Salão do Turismo que CDR apoia o setor

Neuto de Conto diz que há muito espaço para o turismo crescer

Neuto de Conto pede que Comissão de Turismo não seja extinta

Neuto de Conto aponta turismo como grande empregador

Neuto de Conto registra realização de conferência internacional sobre turismo em Florianópolis

Neuto de Conto: "Agricultura responderá por 50% do PIB na próxima década"