NEY SUASSUNA FAZ BALANÇO DE REUNIÃO DO BID
Um dos convênios assinados, segundo Suassuna, foi com o próprio BID, que liberará US$ 50 milhões para que o Banco do Nordeste possa financiar micro-empresas. Com o Banco de Investimentos do Japão foi fechado um acordo para a liberação de US$ 300 milhões para o BNDES. Os recursos financiarão pequenas e médias empresas. O governo brasileiro e o BID assinaram ainda a segunda etapa do convênio Favela-Bairro, através do qual a Prefeitura do Rio de Janeiro implanta infra-estrutura, retira barracos e constrói habitações para moradores de favelas. Suassuna revelou que o presidente do BID, Enrique Iglesias, tem interesse em financiar um programa como esse em outros municípios brasileiros.
Ney Suassuna também registrou a decisão de Brasil, Argentina e México se unirem para tentar evitar a implantação da proposta que está sendo estudada pelo Congresso e pelo governo americanos, para que sejam impostas restrições aos três países na contratação de financiamento não só junto ao BID, mas também ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional.
O senador também testemunhou o interesse demonstrado por várias instituições financeiras internacionais em investir no Brasil. Em aparte, o senador José Alencar (PMDB-MG) disse que o interesse de investidores estrangeiros provam que o Brasil desfruta atualmente das condições e do clima favoráveis para a retomada do seu desenvolvimento.
04/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUASSUNA FAZ BALANÇO DA CONVOCAÇÃO
SUASSUNA FAZ BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CAE EM ENTREVISTA À TV SENADO
Suassuna faz balanço positivo da atuação do governo e do Congresso
SUASSUNA PROPÕE QUE EMPRESAS APRESENTEM BALANÇO SOCIAL
TUMA FAZ BALANÇO DA 67ª REUNIÃO DA INTERPOL
Mantega faz balanço da economia em reunião com Lula