'Niemeyer é reverenciado pelo mundo', diz Mozarildo Cavalcanti



VEJA MAIS

Em pronunciamento nesta quinta-feira (6), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou a atuação de Oscar Niemeyer, morto na noite anterior, e disse que “o mundo todo hoje com certeza reverencia a figura do arquiteto”, que projetou diversos monumentos e prédios em Brasília, entre eles o Congresso Nacional, no Brasil e em inúmeros países.

Mozarildo disse sentir “orgulho de que tenha sido um médico, o presidente Juscelino Kubitschek [1902-1976], a ter a sensibilidade de escolher um homem como Niemeyer para fazer o projeto dessa linda cidade, com os prédios que revolucionaram a arquitetura até então existente, com quadrados, retângulos, e que ele revolucionou com as curvas”.

- Muito mais que um arquiteto, Niemeyer era um pensador, e uma das frases que para mim, entre tantas outras bonitas que escreveu, me marcou muito foi a que diz ‘o importante é a vida, e este mundo injusto que devemos modificar’ - declarou.

O parlamentar disse que Niemeyer “realmente não era apenas o arquiteto das formas curvas, pois ele olhava as construções acima de todo o ser humano, marca profundamente suas obras ao projetar ali a figura do homem, da mulher, do ser humano em si”.

- Foi um revolucionário, nunca deixou de pensar, falar sobre a necessidade de valorizar a vida, e trabalhar para eliminar as injustiças desse mundo, cada um de nós fazendo a nossa parte – concluiu.

Mozarildo ressaltou que, quando JK pensou em trazer a capital federal para o centro do país, em cumprimento a um preceito constitucional, o então presidente da República teve a intenção de integrar todo o país. O senador disse ficar triste e considerar uma ofensa ao ouvir comentaristas afirmarem que em Brasília está o pior do que tem no cenário político nacional. Observou, porém, que os críticos esquecem que por Brasília são eleitos apenas 3 senadores, a exemplo dos demais estados, e 8 dos 513 deputados federais. Os demais, ressaltou, “vêm eleitos pelo eleitorado de seus estados”.



06/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti homenageia Oscar Niemeyer por seus 103 anos

Niemeyer: ‘O importante é a vida e este mundo injusto que devemos modificar’

Mozarildo Cavalcanti presta homenagem ao PTB

Mozarildo Cavalcanti destaca Dia do Aviador e da FAB

Mozarildo Cavalcanti homenageia trabalhadores

Mozarildo Cavalcanti lembra falecimento de sua mãe