Gasto de energia já está acima das novas metas



Gasto de energia já está acima das novas metas

O gasto de energia elétrica teve aumento imediato, mal o Governo anunciou redução da meta de consumo. Na quinta-feira , quando a notícia foi dada em Brasília, a economia ficou abaixo de 10% no Nordeste, no Sudeste e no Centro-Oeste.

Se as novas metas, mais frouxas que as atuais, já estivessem em vigor, somente as capitais e cidades turísticas do Sudeste e do Centro-Oeste estariam cumprindo os limites de consumo, de acordo com o levantamento diário feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. (...)

Um novo reajuste nas tarifas das distribuidoras de energia elétrica poderá ser autorizado em dezembro e deverá ficar entre 5% e 10%. (pág. 1 e B1)


  • Mesmo sem o apoio do PMDB, o Governo confirmou ontem a decisão de garantir a votação do projeto de alteração da CLT já na terça-feira, na Câmara. O Palácio do Planalto decidiu enfrentar, no voto, a resistência às mudanças nas regras trabalhistas.

    O líder do Governo na Câmara, deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP), disse que, por ele, a votação teria ocorrido nesta semana, mas acabou atrasando por causa das divergências com o PMDB. O projeto requer quorum de 257 deputados e a aprovação por maioria simples.

    Madeira espera ajuda do PPB e prevê uma contagem apertada, porém com vitória dos partidos aliados.


  • Funcionários da montadora Scania, no ABC, podem entrar em greve por causa da ameaça de demissões. (pág. 1 e B4)


  • O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, admitiu ontem que a região de Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, pode estar envolvida em operações de financiamento do terrorismo internacional. Lafer, que está em Lima, no Peru, onde participa da Cúpula Ibero-Americana, tornou-se o primeiro integrante do Governo brasileiro a anunciar essa possibilidade. No entanto, ele disse não ter nenhum dado concreto sobre o sistema de ação do terror.

    Segundo Lafer, o Governo está disposto a avaliar apenas "informações precisas" sobre o assunto, e não simples suspeitas levantadas a respeito da região da tríplice fronteira. "É uma área que pode ter algum tipo de problema", comentou Lafer.

    De acordo com a revista "Time", parte do dinheiro do contrabando da região vai para a rede de Osama bin Laden. (pág. 1, A18 e A20)


  • O governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), disse ontem que não deixará seu partido, se perder a disputa com o ministro da Saúde, José Serra, pela candidatura à Presidência: apoiará Serra, se este for o candidato. "Espero que, se eu vencer, ele me retribua com seu apoio", afirmou. (pág. 1 e A4)


  • Os líderes da greve dos professores desistiram de pedir a incorporação da gratificação de atividade executiva, principal entrave para um acordo com o MEC. (pág. 1 e A12)


  • O dólar fechou ontem em R$ 2,504, o nível mais baixo dos últimos três meses, num reflexo do otimismo que tem predominado no mercado do País nas últimas semanas, sob a influência de notícias positivas. A AmBev pretende captar US$ 1 bilhão no exterior e há previsão de melhora da balança comercial. A Bovespa fechou em alta de 3,10%.


  • O economista Affonso Celso Pastore, ex-presidente do Banco Central, disse ontem no Rio que os últimos indicadores apontam perspectivas otimistas para o Brasil em 2002. (pág. 1 e B6)



    EDITORIAL

    "Outra indústria de liminares" - A indústria de liminares no setor de combustíveis do País é um esquema desonesto. Há uma operação de assalto ao fisco, liderada por distribuidoras, provocando o risco de uma grave crise. (pág. 1 e A3)




    11/24/2001


    Artigos Relacionados


    Mais da metade da população acima de 18 anos está acima do peso

    São Paulo anuncia novas conquistas e novas metas científicas

    Estudo aponta como reduzir gasto de energia nos trens da CPTM

    Oficial diz a comissão que Brasil pretende reduzir o combustível gasto para gerar energia na Antártica

    Nível do rio Muriaé está 60 cm acima do normal

    As novas metas de inflação são realistas, diz Suplicy