No 1º de maio, a Rádio Senado debate crise, emprego e leis trabalhistas
Senadores e consultores legislativos discutem a proposta de flexibilizar as leis que protegem o trabalhador no programa Reportagem Especial, da Rádio Senado, que debate a crise econômica e a reforma trabalhista. A crise imobiliária que começou em 2008 nos Estados Unidos atingiu em cheio o mercado financeiro mundial e, num efeito dominó, passou a afetar as economias de todos os países, tendo como uma de suas consequências o desemprego. Nesse cenário, volta a ganhar força a ideia de mudar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para diminuir o custo do emprego no Brasil. O programa vai ao ar também na sexta-feira, às 18h, com reprise no sábado (2), às 10h, e no domingo (3), às 17h.
O programa Visão Política tem como tema o Dia Internacional do Trabalho, comemorado em 1º de maio. O professor universitário e consultor do Senado Antônio Barbosa lembra os eventos que levaram à instituição do Dia Internacional do trabalho, fala sobre as várias conotações políticas e ideológicas da data e analisa o seu uso político por diversas correntes de pensamento ao longo dos 120 anos de sua comemoração. O Visão Política vai ao ar nesta sexta-feira (1º), às 8h30.
Na segunda-feira (4), o programa Conexão Senado discute a adoção do toque de recolher em cidades paulistas. Com a medida, crianças e adolescentes devem deixar às ruas à noite, em horários determinados de acordo com a idade. A eficácia e as consequências de medidas como essa são os temas do programa, que vai ao ar às 8h.
Ainda na segunda-feira, às 10h, o programa Fique por Dentro da Lei explica o financiamento para compra de material de construção. Tanto a Caixa Econômica Federal quanto o Banco do Brasil oferecem linhas de crédito para compra e ampliação de imóveis, com juros baixos e formas de pagamento facilitadas. O programa trata ainda da possibilidade de pessoas com renda de até R$ 1,9 mil utilizarem recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no financiamento de material de construção.
No fim de semana, o músico goiano Marcos Quinan é o convidado do programa Brasil Regional. "O sertanista da vida, das ideias, dos sonhos" tem obras registradas em livros, pinturas, esculturas, músicas e letras. O programa vai ao ar no domingo, às 8h30, com reprise na segunda-feira, às 23h. No sábado, o músico paulista Carlinhos Antunes é o entrevistado do programa Escala Brasileira. Músico versátil, Paulinho toca violão, viola, charango, cuatro, kora, sax e percussão. Em 30 anos de carreira já atuou em vários países. A entrevista vai ao ar às 20h.
Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 6990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.
30/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Gerdau, carga tributária e leis trabalhistas antiquadas agravam crise
CDH debate mudanças nas leis trabalhistas
O emprego no contexto da crise mundial está em debate no Senado
Rádio Senado debate possíveis reflexos no Brasil da crise na Bolívia
EM MAIO, SENADO APROVOU PROJETO DE ESTÍMULO AO PRIMEIRO EMPREGO
Leis trabalhistas serão debatidas na CDH