No DF, Semana do Trânsito alerta para cuidados no uso do banco traseiro



A atenção dos organizadores da Semana Nacional do Trânsito deste ano está voltada para os passageiros que ocupam o banco traseiro dos veículos. Mais especificamente para os adultos que não usam o cinto de segurança e para as crianças que, por lei, só podem ser transportadas em assentos especiais.


“Mais de 90% dos passageiros da frente usam cinto. No entanto, esse índice cai par 11% quando focamos nos passageiros do banco de trás”, alerta o diretor do Detran no Distrito Federal (DF), Fernando Saraiva. “As pessoas têm a falsa sensação de que o problema maior [do não uso do cinto] é a multa. Por isso, fazemos campanhas como esta para deixar claro que o principal motivo para o uso deste aparato e para o uso das cadeirinhas pelas crianças, é a prevenção de sequelas.”


Segundo o diretor, há inúmeros casos de motoristas – e também de acompanhantes sentados no banco dianteiro – que morreram devido ao choque com os passageiros do banco traseiro, projetados no momento do acidentes por não estarem usando cinto.


Sobre as cadeirinhas usadas para o transporte de crianças, ele adverte: “Elas têm de ser instaladas nas laterais dos bancos traseiros, onde há cinto de três pontos. Caso contrário, a cadeira pode girar e tornar o acidente ainda pior”. Para popularizar essas cadeirinhas, Saraiva sugere que o Estado brasileiro adote medidas visando à redução dos impostos que incidem sobre elas.


Apesar de a campanha ter esses dois focos principais, outros assuntos relativos à segurança no trânsito também foram abordados. “Nossas preocupações estão relacionadas também a temas como educação, prevenção, faixa de trânsito, idosos e deficientes físicos”, disse.


Ele explica que há peculiaridades sobre a forma de idosos e deficientes físicos se comportarem, seja quando dirigem ou quando andam a pé pelas ruas. “Muitos acidentes envolvendo idosos ao volante acontecem devido a problemas de saúde que poderiam ser evitado caso eles tomassem alguns cuidados preventivos e tivessem feito acompanhamento médico com maior frequência”, exemplifica. Para as crianças, foram organizadas diversas brincadeiras envolvendo regras de trânsito.


Outro alerta feito pelo diretor do Detran é o de que a falta de divulgação da Lei Seca tem resultado em relaxamento maior por parte dos motoristas. “Neste ano, até o dia 30 de agosto, já registramos 7.012 autuações. Ao longo de todo o ano passado foram 6.858”, informou. Segundo ele, 10% dos acidentes fatais foram causados após a ingestão de bebidas alcoólicas.


A expectativa dos organizadores é de que 2 mil pessoas participem das atividades que estão da Semana Nacional do Trânsito 2010, no Parque da Cidade. O evento, que começou no sábado (18) passado, termina no próximo sábado (25).


As ações continuarão em outras cidades-satélites do DF e nas escolas que quiserem agendar palestras dos agentes de trânsito. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone (61) 3901 6970.


Fonte:
Agência Brasil



20/09/2010 11:56


Artigos Relacionados


Projeto obriga transporte de crianças no banco traseiro

Campanha nacional alerta sobre risco de ultrapassagens no trânsito na Semana Santa

Detran.SP alerta sobre efeitos de álcool e drogas na Semana Nacional de Trânsito

Saúde alerta para cuidados com o início do inverno

Saúde alerta para cuidados com a alimentação no Dia da Criança

Estado alerta para cuidados com a pele no verão