Projeto obriga transporte de crianças no banco traseiro



Aguarda apresentação de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o projeto (PLS 167/04) de autoria da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que torna obrigatório o transporte de crianças no banco traseiro dos veículos e o uso de dispositivo de retenção (cadeiras e cintos de segurança). Os dispositivos de retenção deverão ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) ou por entidade por ele credenciada.

Na justificação da proposta, a senadora argumenta que os acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de aproximadamente 1.200 crianças por ano no Brasil e cerca de 90% dessas mortes poderiam ser evitadas com a utilização correta de um equipamento de segurança. Ela ressaltou que esses dispositivos de retenção ainda não estão sujeitos a certificação compulsória pelo Inmetro, mas podem ser certificados voluntariamente por Organismos de Certificação de Produtos (OCP) por ele credenciados.

"Os motoristas brasileiros praticamente desconhecem a maneira correta de transportar as crianças. Uma das causas do alto número de acidentes é o hábito de deixá-las soltas ou no colo de um adulto. Em caso de colisão, elas são expelidas ou arremessadas contra as partes internas do veículo. Mais grave que a falta de informação é a desinformação. Diversos acessórios ineficientes são atualmente comercializados como equipamentos de segurança, criando no motorista uma falsa sensação de tranqüilidade", assinalou.



03/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


No DF, Semana do Trânsito alerta para cuidados no uso do banco traseiro

CMA aprova projeto que obriga instalação de lixeiras no transporte coletivo

CAS deverá votar projeto que obriga SUS a fornecer transporte para pacientes

CAS vota projeto que obriga o SUS a cobrir despesas com transporte e estada de pacientes

Projeto obriga contratação de escolta especializada para transporte de dinheiro

Projeto obriga União a custear transporte de corpo de brasileiro falecido no exterior