NO DIA DE COSME E DAMIÃO, ALCÂNTARA DEFENDE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS PARA TRANSPLANTE



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu a importância de a comunidade brasileira conscientizar-se de que a doação de órgãos para fins de transplante é ato de solidariedade indispensável à melhoria das condições de vida de milhares de pessoas. Ele fez um apelo para que os governos federal, estaduais e municipais desenvolvam campanhas com esse objetivo de conscientização, conforme dispositivo da lei que regulamentou a doação de órgãos no país.
O senador também referiu-se a projeto de sua autoria, em análise na Comissão de Assuntos Sociais, instituindo o 27 de setembro como Dia Nacional de Transplante de Órgãos. Lúcio Alcântara lembrou que, no calendário da Igreja católica, a data é dedicada aos santos Cosme e Damião, médicos, que, conforme a tradição católica, foram santificados pela dedicação com que trataram dos mais pobres, sempre gratuitamente. Além de muito ligados às crianças, daí o costume de, nesta data, distribuírem-se doces, há também uma lenda segundo a qual teriam realizado o primeiro transplante de órgãos.
- Não sou muito ligado a iniciativas desse gênero, mas fui instado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos - disse.
Em defesa de sua proposta, Lúcio Alcântara argumentou que a data servirá para a realização de campanhas que estimulem a população a doar órgãos para fins de transplante. Ele constatou que a aprovação da lei regulamentando a doação provocou um aumento no número de doadores, como era previsto, mas admitiu que esse número ainda é muito inferior à demanda, apesar das providências que têm sido tomadas pelo ministro da Saúde, José Serra, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para o senador, alguns casos criminosos, como o do enfermeiro carioca que "abreviava" a vida de pacientes terminais, teriam cristalizado no imaginário popular o temor de que a doação de órgãos poderia ser utilizada com fins de comercialização e tráfico ilegal.

27/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA DEFENDE MANUTENÇÃO DA FILA ÚNICA PARA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Ipem: Doces de amendoim reprovados na operação ‘Cosme e Damião’

Justiça: Ipem-SP realiza operação “Cosme e Damião” em todo o Estado

Fiscalização: Doces de amendoim reprovados pelo Ipem-SP na operação “Cosme e Damião”

Justiça: Ipem-SP realiza operação “Cosme e Damião” em todo o Estado de São Paulo

Justiça: Ipem-SP realiza operação “Cosme e Damião” em todo o Estado de São Paulo