No Parlamento do Mercosul, Eduardo Azeredo e Neuto de Conto defendem investimento em transporte



Na reunião plenária do Parlamento do Mercosul, que ocorre nesta sexta-feira (27) e sábado (28) em San José de Tucumán (Argentina), o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) pediu prioridade de investimentos em infra-estrutura de transportes nos países que compõem o bloco - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A proposta vem ao encontro da formulada também na reunião plenária pelo senador Neuto de Conto (PMDB-SC), que pediu o incremento da interligação viária no Mercosul.

Azeredo considera que uma meta possível seria a duplicação de todos os modais viários de transporte entre os países do bloco. Já Neuto de Conto pediu a interligação da rodovia que liga a cidade brasileira de São Pedro (RS) à Ruta 27, na Argentina, que interliga o continente. Segundo ele, as interligações pedidas reduziriam "em milhares de quilômetros" o transporte de mercadorias entre as nações do Mercosul. As propostas foram encaminhadas à Comissão de Infra-Estrutura do Parlamento.

Biocombustíveis

Em pronunciamento já na noite de sexta-feira, Azeredo fez uma defesa do álcool combustível, dizendo que essa fonte renovável de energia sofre uma campanha deflagrada por interesses oriundos da indústria do petróleo. Para ele, são improcedentes as insinuações de que a produção do etanol encarece os produtos alimentícios. Citando dados apresentados por Neuto de Conto pela manhã, disse que o Brasil utiliza apenas 7,3% de sua área agricultável e, dessa área, apenas 1% é utilizada para a produção de cana-de-açúcar. Ele lamentou que as mesmas críticas não sejam feitas aos insumos agrícolas derivados do petróleo, que comprovadamente encarecem o preço dos alimentos.



27/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo defende Parlamento do Mercosul

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul

Neuto de Conto quer criar Universidade do Mercosul

Neuto de Conto anuncia vinda ao Brasil de representantes do Parlamento Europeu para discutir boicote à carne

Azeredo apresenta ao Parlamento do Mercosul projetos sobre crimes de informática

Eduardo Azeredo elogia liberação de verba para transporte escolar