Eduardo Azeredo elogia liberação de verba para transporte escolar



Ao elogiar o anúncio feito pelo Ministério da Educação de que liberará R$ 246 milhões para o transporte escolar de estados e municípios, e que este dinheiro poderá ser usado na compra de ônibus, carros, barcos e no custeio do transporte de alunos que moram na área rural, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) comunicou que ficará alerta para comprovar se esta notícia se transformará em realidade e se o dinheiro chegará ao seu destino.

- A todo momento vemos reportagens comoventes contando a história de crianças que moram na zona rural fazendo um esforço enorme para chegarem à escola. Algumas andam quilômetros a pé, sujeitas a todo tipo de perigo. Outras usam canoas, além de andarem a pé por mais alguns quilômetros para pegar um transporte até a escola. A maioria não tem acesso aos estudos por falta de transporte - afirmou Eduardo Azeredo.

O senador por Minas Gerais detalhou que o Ministério da Educação firmou um acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino para utilizar no transporte escolar 2/3 dos 10% da cota do salário-educação, que estavam sem aplicação definida. O terço restante do dinheiro será destinado a programas de educação de jovens e adultos, que atende estudantes de mais de 15 anos que estão no ensino fundamental.

Mesmo considerando que o transporte escolar é fundamental para garantir que todas as crianças freqüentem as escolas, Eduardo Azeredo comentou que é preciso mais. Ele cobrou investimentos na melhoria da qualidade do ensino, na valorização do professor, na merenda escolar, na manutenção e construção de escolas dotadas de instrumentos modernos, como computadores, que permitam aos alunos da rede pública o conhecimento do mundo da informática, sobretudo da Internet.



11/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo elogia aprovação de regime escolar integral pela CCJ

Verba para transporte escolar centraliza debate em plenário

Eduardo Lopes pede liberação de verba para região serrana do Rio de Janeiro

EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS PEDE LIBERAÇÃO DE VERBA PARA AEROPORTO DE PALMAS

Estados não repassam verba de transporte escolar para municípios, denuncia Mário Couto

Eduardo Azeredo pede liberação de verbas para o metrô de BH