Nomeação para embaixada em Antígua e Barbuda está na pauta da CRE



A indicação do diplomata brasileiro Brian Michael Fraser Neele para o cargo de embaixador em Antígua e Barbuda, país localizado no Caribe, é o primeiro item da pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), que se reúne na quarta-feira (15) a partir das 9h30.

De acordo com a Constituição, cabe ao Senado avaliar e aprovar, por voto secreto, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente - como é o caso dessa indicação (Mensagem nº 86/09). É nesse contexto que nomeações para o cargo de embaixador têm de ser votadas na CRE e, posteriormente, no Plenário da Casa.

Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, Antígua e Barbuda tem uma população estimada de 85.632 habitantes. Ex-colônia da Grã-Bretanha, o país obteve a independência em 1981. Seu sistema de governo é a monarquia constitucional (a chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, da Inglaterra; o chefe de governo é o primeiro-ministro Winston Baldwin Spencer).

No relatório que apresentou à comissão, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) informa que o indicado nasceu no Rio de Janeiro em 1941 e ingressou na carreira diplomática em 1963. Entre os cargos exercidos por Brian Neele no exterior, estão o de cônsul-geral em Genebra, embaixador em Lagos, embaixador em Beirute, embaixador em Ancara, cônsul-geral em Roma e embaixador em Tegucigalpa. Mozarildo ressalta ainda que o indicado "chefiou inúmeras delegações brasileiras em reuniões e encontros internacionais".

Veja a pauta completa da CRE para quarta-feira (15)

http://legis.senado.gov.br/sil-pdf/Comissoes/Permanentes/CRE/Pautas/20090715EX026.pdf



10/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE aprova novo embaixador para Antigua e Barbuda

Senado aprova para embaixadores em Antígua e Barbuda e Líbia e Malta

Comissão aprova embaixador em Antigua e Barbuda

Embaixada do Brasil na Síria está em alerta, mas brasileiros não estão ameaçados pela crise

PRAZO PARA RESTITUIÇÃO DO IR ESTÁ NA PAUTA DA CAE

PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DE IR ESTÁ NA PAUTA DA CAE