Nordeste recebe mais 15 mutirões de documentação



O município de Ouro Branco, distante 234 quilômetros da capital Maceió (AL), recebe a partir de hoje (26), o mutirão de documentação da trabalhadora rural. Durante dois dias, agricultoras da região poderão ter acesso a documentos básicos como carteiras de identidade e de trabalho e CPF. Esse é um dos 15 mutirões previstos para a Região Nordeste do País que vai alcançar até sábado (30) os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no Alagoas, Maria Leonice do Nascimento, a iniciativa facilita o acesso à documentação básica do cidadão. “Nem todos os municípios contam com um posto do instituto de identificação. O mais próximo de Ouro Branco, por exemplo, fica em Santana do Ipanema, cerca de 50 quilômetros de distância. Os postos do interior normalmente têm uma determinada cota de atendimento e quando uma agricultora sai de Ouro Branco para Santana de Ipanema, muitas vezes não consegue ser atendida e volta para o seu município sem ter feito a carteira de identidade”, explica.

O mutirão em Ouro Branco será realizado a partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), com o apoio da prefeitura municipal. Além dos documentos, serão feitas orientações sobre a Previdência Social e a Lei Maria da Penha – que combate a violência doméstica. O programa atende prioritariamente trabalhadoras rurais, mas os homens também podem aproveitar a ação para colocar em dia os documentos.

“O mutirão é a certeza que a documentação vai chegar ao município, sem custo. No máximo, o que uma pessoa pode gastar é com a cópia de um documento, já que durante a articulação, pedimos para levar o original e a cópia”, ressalta Maria Leonice.

Mutirões na Região Nordeste 

Desde 2004, quando foi criado o PNDTR, a Região Nordeste recebeu 2.442 mutirões de documentação – um benefício para mais de 556 mil trabalhadoras rurais. Em todos eles, foram emitidos mais de 1,1 milhão de documentos. Só em 2013, a região brasileira recebeu 484 mutirões, que atenderam 403 municípios nordestinos.

Serviço 

Mutirão de documentação em Ouro Branco 
Data: 26 a 27/11/2013 
Horário: a partir das 9h 
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) – Rua Francisco Gomes Chicão, 153, bairro Luiz Gonzaga de Carvalho

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



26/11/2013 20:39


Artigos Relacionados


Região Norte recebe mais seis mutirões de documentação

Mais seis municípios recebem mutirões de documentação

Mais de 80 municípios receberam mutirões de documentação em dezembro

Mutirões de documentação chegam a comunidades de Roraima

Mutirões de documentação chegam à Região Norte

Municípios nordestinos recebem mutirões de documentação