Região Norte recebe mais seis mutirões de documentação



A Região Norte recebe, até o início de dezembro, mais seis mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). A iniciativa foi criada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em 2004. 

O mutirão realizado no município de São João da Ponte, no Pará, por exemplo, termina nesta quarta-feira (26). Já em Santa Luzia (RO), os trabalhos se estendem até esta sexta-feira (29). 

Também na quarta-feira, mais dois municípios serão atendidos pelos técnicos do PNDTR que chegarão no ônibus do MDA conhecido como Expresso Cidadã: Terra Alta, no Pará (dias 27 e 28), e Amapá (AP). Neste município, o mutirão permanecerá até o dia 2 de dezembro. 

Já em Barcelos, no Amazonas, o mutirão ficará durante uma semana: de quinta-feira (28) até o dia 5 de dezembro. No município de Oriximiná, no Pará, o mutirão também prossegue até o dia 5 de dezembro. 

Como funcionam 

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), os mutirões do PNDTR começam sempre às 8h e terminam no final da tarde e têm como público-alvo trabalhadoras rurais de Projetos de Assentamento da reforma agrária, além de agricultores familiares. Apesar de ser direcionado às mulheres trabalhadoras rurais, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos. 

Durante o atendimento são emitidos gratuitamente Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no CadÚnico do Governo Federal. 

Esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Bolsa Família. 

Balanço 

Segundo a coordenadora do PNDTR/MDA, Layla Torres, somente este ano já foram realizados 260 mutirões em 89 municípios da Região Norte. “Desde o lançamento do Programa, em 2004, o número chega a 1.128 mutirões, com 788 municípios atendidos. Este ano foram emitidos 68.418 documentos e, nos últimos dez anos, 551.723. E, o mais importante: 31.350 mulheres trabalhadoras receberam novos documentos somente este ano. De 2004 até agora, foram 243.920”, enumera Layla Torres. 

Os mutirões do MDA também incluem palestras sobre direitos e deveres dos assegurados especiais do INSS, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra a mulher, agricultura familiar, meio ambiente e o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



26/11/2013 20:35


Artigos Relacionados


Mutirões de documentação chegam à Região Norte

Mais seis municípios recebem mutirões de documentação

Nordeste recebe mais 15 mutirões de documentação

Região Norte recebe mutirão de documentação

Mais de 80 municípios receberam mutirões de documentação em dezembro

Mutirão de documentação para mulheres recomeça na região Norte