Nordeste recebe o 1º laboratório de combate a cartéis da região



O primeiro centro de inteligência de combate a cartéis do Nordeste foi inaugurado nessa quinta-feira (7) , em João Pessoa, na Paraíba. O laboratório, equipado com softwares de última geração, vai funcionar na sede do Ministério Público da Paraíba.

"O estado da Paraíba tem sido um exemplo no combate aos crimes contra a ordem econômica. O laboratório vai trazer ainda mais eficiência ao trabalho de obtenção de provas por meio de documentos apreendidos em operações deflagradas na região. Os equipamentos possuem alta capacidade de cruzamento e análise de informações”, ressalta o secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça, Vinícius Carvalho. 

A inauguração do laboratório faz parte das atividades da 24ª Reunião Ordinária do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). O grupo é formado por promotores de Justiça de todo o País que estiveram reunidos em João Pessoa para discutir formas de enfrentamento ao crime organizado.

Além da Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina também receberam recursos do Ministério da Justiça para a implantação de laboratórios deste tipo. No total, foram liberados R$ 1,6 milhão para os quatro estados.

A prática de cartel é considerada infração administrativa,e também configura crime. Os infratores estão sujeitos às penas de multa e de prisão.


Fonte:
Ministério da Justiça



08/04/2011 18:40


Artigos Relacionados


São Paulo tem novo laboratório especializado em combate a cartéis

Secretaria do MJ apresenta técnicas de combate a cartéis em licitações

Ministério da Justiça reúne parceiros para definir estratégia de combate a cartéis

Região de Campinas recebe kits de combate a incêndios florestais

Inseto que fugiu de laboratório pode causar calamidade no Nordeste, diz Efraim

IPT recebe equipamentos do novo laboratório