Inseto que fugiu de laboratório pode causar calamidade no Nordeste, diz Efraim
Em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (20), o senador Efraim Morais (DEM-PB) disse que a palma forrageira, importante fonte de alimentação dos rebanhos, está ameaçada devido à infestação dos sertões pela cochonilha do carmim, inseto originário do México e do Peru que vinha sendo cultivado em laboratório pela Empresa Pernambucana de Pesquisa Agropecuária. Ele manifestou temor de que o inseto venha a causar mais uma calamidade no Nordeste.
Segundo Efraim, o inseto saiu do controle dos técnicos da empresa e se alastrou pelas áreas rurais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde já destruiu cerca de 100 mil hectares de plantações de palma. A planta serve de alimento para a larva e para o inseto adulto.
A conseqüência imediata, de acordo com o senador, foi a queda na produção de leite, já que, temendo o pior, muitos produtores estão se desfazendo de seu rebanho. Mas, de acordo com as previsões do parlamentar, a situação tende a piorar. Ele lembrou que o pequeno produtor não está perdendo apenas sua fonte de renda, mas seu próprio alimento.
- O gado é fonte de proteína importante para o nordestino, e o gado vai morrer de fome. E isso não é o pior. A própria palma, planta resistente à seca, composta principalmente por água, é utilizada como alimento para os seres humanos também, especialmente na estiagem. Além disso, os proprietários rurais tinham a possibilidade de vender a planta, obtendo com isso até R$ 2 mil por hectare - disse.
O senador conclamou todos os estados do Nordeste a se unirem ao governo federal para tentar controlar a praga, que, de acordo com ofício a ele encaminhado pela Secretaria Estadual de Pecuária e Abastecimento da Paraíba, deve se continuar se alastrando por outros estados.
- Técnicos de institutos estaduais estão tentando traçar estratégias comuns de ação e têm difundido os bons resultados entre os produtores, mas o inseto é resistente. Precisamos de providências imediatas dos governos estaduais e federal - afirmou Efraim, pedindo também a atenção da imprensa nacional para o drama vivido pelo povo de sua região.20/09/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Efraim Morais volta a criticar a falta de ação do governo na calamidade
Começa debate sobre calamidade no Nordeste
Nordeste recebe o 1º laboratório de combate a cartéis da região
Excesso de sal pode causar doenças cardiovasculares
ACM: LIMINAR PODE CAUSAR CRISE INSTITUCIONAL
SEBASTIÃO ROCHA DIZ QUE LEI FISCAL PODE CAUSAR DEMISSÕES