São Paulo tem novo laboratório especializado em combate a cartéis
Um novo centro de inteligência de combate a cartéis foi inaugurado em São Paulo pelo Ministério da Justiça e o Ministério Público do estado. O laboratório é formado por softwares e hardwares com alta capacidade de cruzamento e de análise de informações, permitindo identificar a combinação de preços entre empresas, principal característica da atuação de um cartel.
O recurso para a aquisição dos equipamentos que permitem a identificação de cartéis nasceu de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, e o órgão paulista. “A obtenção de provas qualificadas é a parte mais importante de uma investigação. Só conseguimos condenar um cartel se comprovada a conduta”, explica o secretário de Direito Econômico, Vinícius Carvalho.
Para o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella, o centro de inteligência vai trazer maior eficiência às investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (Gedec), braço do MP-SP no combate aos crimes econômicos.
“É preciso destacar a importância desta parceria para a sociedade. Temos que ampliá-la e realizar outras. A capacitação de técnicos do Ministério Público, por exemplo, é de extrema relevância agora”, disse o procurador-geral.
Fonte:
Ministério da Justiça
07/06/2011 15:22
Artigos Relacionados
Nordeste recebe o 1º laboratório de combate a cartéis da região
Secretaria do MJ apresenta técnicas de combate a cartéis em licitações
Ministério da Justiça reúne parceiros para definir estratégia de combate a cartéis
Paulo Abrão é o novo presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria
IPT recebe equipamentos do novo laboratório
Tecnologia: IPT conta com novo laboratório de partículas