Norma facilita registro de insumos para agricultura orgânica



O registro para comercialização de insumos utilizados na prevenção e controle de pragas e doenças da agricultura orgânica – produtos fitossanitários – terá critérios específicos, diferentes dos usuais. Uma medida publicada nesta quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, assinada pelo Ministério da Agricultura, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e  do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), promete agilizar a liberação de novos produtos.

“Os produtos orgânicos serão analisados separadamente dos convencionais. Com isso, espera-se que o trâmite de análise seja mais rápido e o produtor obtenha o registro em prazo mais curto”, explica a Chefe de Serviço de Estudos Normativos de Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Tereza Saminêz. “Para iniciar o processo, basta o produtor preencher o formulário e entregar em uma das Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação”, afirma.

Segundo a instrução normativa, as características, a formulação e a indicação de uso do produto deverão ser informadas na ficha do pedido de registro. Além disso, o produto deverá conter apenas substâncias autorizadas pelo Ministério da Agricultura.

As solicitações aprovadas nas Comissões serão encaminhadas à Coordenação de Agroecologia do Ministério da Agricultura que, juntamente com os órgãos públicos responsáveis pelo registro, vai analisar a solicitação.


Fonte:
Ministério da Agricultura



25/05/2011 18:54


Artigos Relacionados


Norma facilita registro de estabelecimentos e fertilizantes

Ministério da Agricultura seleciona consultor em agricultura orgânica

Rio Grande do Sul tem projeto para Agricultura Orgânica

Senado vota normatização para agricultura orgânica

Relator propõe medida que facilita registro para médico estrangeiro

Agricultura debate redução de preço de insumos