Rio Grande do Sul tem projeto para Agricultura Orgânica



Oferecer produtos saudáveis que não utilizem insumos químicos na sua produção, este é o objetivo do deputado Giovani Cherini (PDT), que reapresentou projeto de lei na Assembléia Legislativa, dia 15 de fevereiro, regulamentando a Agricultura Orgânica no Rio Grande do Sul, e estabelecendo uma otimização dos recursos naturais e socio-econômicos disponíveis.

O principal objetivo do projeto é a proteção do meio-ambiente, disponibilizando aos consumidores produtos saudáveis, isentos de contaminantes e que conservem o solo e a água pelo seu modo de cultivo. Os produtos orgânicos não são transgênicos e nem recebem radiação em nenhuma das fases de produção, do armazenamento e do consumo.

Giovani Cherini, autor do projeto, diz que "normalmente, para se ter um prato convencional de comida, os produtores apelam para técnicas de cultivo que desrespeitam o meio-ambiente, os organismos presentes no ecossistema e até o homem. Temos hoje dois terços da água do planeta contaminados por agrotóxicos, e o projeto prevê também esta preservação", finaliza o deputado.

Pela proposta de Cherini, é proibida a utilização de qualquer produto químico ou sintético em qualquer fase do processo, e a certificação será dada por receituário agro-ecológico emitido por profissional habilitado, técnico agrícola, engenheiro agrônomo ou florestal.

02/19/2002


Artigos Relacionados


Projeto que define a agricultura orgânica tem última votação

Projeto que define a agricultura orgânica vai a turno suplementar

Aélton comemora aprovação do projeto que regulamenta agricultura orgânica

Ministério da Agricultura seleciona consultor em agricultura orgânica

Senado vota normatização para agricultura orgânica

Norma facilita registro de insumos para agricultura orgânica