Norte da Bahia recebe investimentos para sistema de abastecimento de água



Mais de 3,4 mil pessoas serão beneficiadas com o novo sistema de abastecimento de água que será construído para comunidades rurais difusas no município de Casa Nova, no Baixo Médio São Francisco, na Bahia. Por meio do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) injetará no projeto um investimento de R$ 17,2 milhões. A assinatura da ordem de serviço será no sábado (17), às 9h, na sede do município. Os recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

O sistema simplificado de abastecimento de água vai oferecer à população beneficiada condições de higiene e de qualidade da água para consumo humano, contribuindo para a melhoria das condições de saúde. O projeto no município de Casa Nova compreende três subsistemas – Luis Nunes, Lagoado e Serra Branca – com captação de água no lago da barragem de Sobradinho. 

Ao todo, serão 27 comunidades rurais difusas beneficiadas no norte baiano: Luis Nunes, Lagoado, Lajeiro, Lagoinha, Sítio Mangangá, Sítio Toca, Fazenda Santa Isabel, Fazenda Santarém, Boa Vista, Pilão, Caldeirão, Jurema, Sítio Mandacaru, Zé Inácio, Xiquexique, Ponta D’água, Entroncamento, Pascasso, Sítio Nova Olinda, Algodão de Baixo, Algodão de Cima, Mãe D’água, Serra Branca, Boa Vista I, Salina, Sítio Fernando e Riacho do Parcácio. Hoje, o acesso a água nessas comunidades é feito principalmente por meio de cisternas, carros-pipa ou coleta da água diretamente no rio pelos moradores.

“Essa é mais uma obra estruturante que estamos iniciando em parceria com o governo do estado, e que vai ajudar a atenuar os efeitos da estiagem prolongada em zonas rurais do semiárido”, observa o presidente da Codevasf, Elmo Vaz.

As cisternas instaladas pela Companhia são de polietileno e têm entre as principais características a resistência, a facilidade de instalação e a vedação do armazenamento. O abastecimento das cisternas ocorre durante os períodos chuvosos: a água da chuva é aparada no telhado da residência onde vive a família beneficiada e conduzida, por meio de um sistema de calhas e canos, para o interior do reservatório.

Com a observância de cuidados básicos – que são comunicados aos beneficiados em treinamentos específicos – a água é própria para beber e para o preparo de alimentos. Cada reservatório pode armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades básicas de uma família de cinco pessoas por períodos de estiagem de até seis meses.

 

Fontes:

Codevasf

Ministério do Desenvolvimento Social



24/08/2013 20:49


Artigos Relacionados


Sistema de abastecimento de água em Goiás e no DF recebe investimentos

Abastecimento de água beneficiará comunidades no norte da Bahia

Sistemas de abastecimento beneficiarão comunidades do norte da Bahia

Abastecimento de água na Bahia é reforçado com a entrega de mais de 69 mil cisternas

Sistema de abastecimento beneficia 27 mil pessoas na Bahia

CE recebe R$ 35 mi para abastecimento de água