Sistema de abastecimento de água em Goiás e no DF recebe investimentos



O Sistema Produtor de Água Corumbá será uma das soluções para o problema de abastecimento de água no entorno do Distrito Federal e de Brasília. A construção da obra, localizada em Valparaíso de Goiás, recebeu o investimento de R$ 325 milhões do Ministério das Cidades. 

A obra será realizada em etapas e todas as fases devem ficar prontas dentro de dois anos. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o objetivo de gerar água potável para atender a parte sul do entorno e parte do DF. Ao todo, a obra custará cerca de R$ 400 milhões. 

Na primeira etapa, a obra vai produzir 2.800 litros por segundo (l/s), sendo que 1.600 l/s vão ser disseminados para a área do território goiano, e 1.200 l/s serão destinados para atender localidades dentro do DF. Estudos recentes realizados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) revelaram a necessidade de criar novos mananciais de abastecimento de água para o Distrito Federal devido ao crescimento da população e a melhoria da qualidade de vida. Daí a necessidade de uma obra desse porte para disponibilizar água necessária à demanda da população.