Nova edição do Atlas Nacional revela transformações do território brasileiro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lança nesta terça-feira (14) o Atlas Nacional do Brasil Milton Santos, que atualiza as informações geográficas sobre o território brasileiro. A obra articula textos e imagens de satélite produzidas com técnicas avançadas, ampliando a capacidade de observar a complexa realidade do País.
O Atlas capta dois importantes processos da dinâmica brasileira na primeira década deste século: a melhoria de condições de vida de parte da população e a valorização da potencialidade do território.
A publicação se estrutura em torno de quatro grandes eixos: O Brasil no mundo, Território e meio ambiente, Sociedade e economia, e Redes geográficas.
Os textos aprofundam a compreensão da dinâmica do País e estimulam a reflexão sobre caminhos para superar desigualdades, colocando na ordem do dia a questão do desenvolvimento sustentável. Composto por 548 mapas, 237 a mais que na edição anterior (2000), 76 gráficos, oito tabelas, seis fotos e 14 imagens de satélite, o Atlas pode ser adquirido na Loja Virtual do IBGE e nas livrarias consignadas.
Entre os destaques, estão os mapas referentes à cadeia produtiva, carne, algodão herbáceo e mandioca, e o da distribuição dos estabelecimentos agropecuários, publicados pela primeira vez nesta edição.
Fonte:
IBGE
14/12/2010 15:08
Artigos Relacionados
Jefferson Péres: "Atlas de Saneamento" revela disparidades regionais quanto ao uso da água
Atlas do Espaço Rural Brasileiro retrata a realidade do campo no Brasil
Conselho de Competitividade criará um Atlas Nacional de Serviços
CABRAL REPUDIA HISTORIADOR QUE FALOU DE DIVISÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Unesp: Atlas da Ciência dá visibilidade à produção científica nacional
Jorge Viana comemora os 108 anos de incorporação do Acre ao território brasileiro