Nova versão do Siscomex Importação web é implantada



Em continuidade ao projeto de modernização da plataforma tecnológica do Siscomex, o Siscomex Importação Web está permitindo, desde o dia 10 de março de 2014, a consulta a todos os tipos de declaração de importação (DI - 01 a 21).

Trata-se de um piloto que servirá para ambientação e teste por parte dos usuários, antes de sua implantação definitiva. 

 

Além da consulta à DI, foram disponibilizadas as funcionalidades de consulta/impressão do extrato e do comprovante de importação da DI. O extrato da DI poderá ser visualizado nos formatos pdf e xml.

Essas funcionalidades podem ser acessadas, conforme o caso, pelos usuários Aduana, Importador, Sefaz e Depositário. 

 

Importante ressaltar que o Siscomex Importação Web é acessível exclusivamente por meio de certificado digital. A Receita orienta aos que ainda não possuem certificado que o providenciem, para a continuidade normal de suas atividades.

As informações sobre a obtenção de certificados digitais podem ser encontradas na página da Receita Federal na internet.

As funcionalidades de consulta à DI coexistirão nos sistemas Visual Basic (VB - Desktop) e web por um período a ser determinado pela Receita. Entretanto, algumas funcionalidades do Siscomex Importação serão descontinuadas do VB na medida em que forem convertidas para o sistema web, e as novas funcionalidades desenvolvidas somente estarão disponíveis na nova plataforma.

Ao utilizar a Certificação Digital, o contribuinte tem a certeza de estar fazendo o uso da mais moderna tecnologia de segurança para proteger as informações de sua empresa, com integridade.

Visto ser necessário o uso do certificado digital para acesso às novas funcionalidades do sistema, a Receita recomenda celeridade na obtenção de certificados digitais pelos usuários ainda não habilitados.

Fonte:
Receita Federal



15/03/2014 17:39


Artigos Relacionados


Fazenda: Implantada nova versão do Sistema Integrado de Adm. Financeira para Estados e Municípios

Está disponível nova versão de tabulação da PED

CCJ VOTA NOVA VERSÃO DO SUBSTITUTIVO DA PREVIDÊNCIA

Receita libera nova versão do Sicalc AutoAtendimento

Reforma administrativa do Senado ganha nova versão

Estréia na TV Senado nova versão do Fala Cidadão