Fazenda: Implantada nova versão do Sistema Integrado de Adm. Financeira para Estados e Municípios



Siafem/SP torna-se mais ágil e eficiente no controle dos gastos

Foi implementado o Siafem.net, desenvolvido no âmbito do projeto Proffis (Programa de Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado de São Paulo), da Coordenação de Administração Financeira (CAF), o que permite acesso ao Siafem/SP (Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios), versão SP, via internet.

Nesta nova versão, além do ambiente gráfico e várias tabelas auxiliares, é possível reaproveitar as informações cadastradas o que evita a  re-digitação de informações em grande parte dos documentos, dando grande ganho de produtividade através da agilização de procedimentos e minimização dos erros de digitação, buscando a otimização da qualidade da informação na gestão dos gastos públicos do Governo do Estado de São Paulo.

O Siafem/SP foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e implantado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) em janeiro de 1996, com disponibilidade on-line e operação em seus computadores centrais.

O sistema é administrado pela Contadoria Geral do Estado (CGE) da Coordenação de Administração Financeira (CAF) da Secretaria da Fazenda e tem por objetivo processar a execução orçamentária/financeira/contábil do Estado, além de disponibilizar dados e informações para toda a administração direta, empresas, autarquias e fundações do Governo do Estado de São Paulo.

Desde a implantação desse sistema, vem ocorrendo uma série de implementações definidas pela Sefaz/SP e operacionalizadas pela Prodesp, tais como: a) implementação do módulo Siafisico que administra o cadastro de materiais, formecedores e de preços; b) integração com a Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo (BEC/SP); c) integração com o Sistema de Acompanhamento de Investimentos; d) desenvolvimento do módulo de patrimônio; e) desenvolvimento de novos eventos contábeis.

O Siafem e seu módulo físico, o Siafísico (Sistema Integrado de Informações Físico-Financeiras), estão disponíveis em todos os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado de São Paulo de modo irreversível em cerca de 5 mil  estações de trabalho ao longo das unidades de despesa. São registrados mais de 20 milhões de lançamentos contábeis por ano, originados de aproximadamente 6 milhões de documentos, processados no computador de grande porte da Prodesp em Taboão da Serra.

Cada uma dessas 5 mil estações de trabalho conta com um programa emulador de terminais instalado e utiliza em sua grande maioria a Rede Intragov para comunicação com o mainframe. Desta forma, qualquer atualização/substituição do equipamento implica na reinstalação do emulador, muitas vezes com suporte local.

Com o Siafem.net fica eliminada a manutenção de programas emuladores de terminal nessas 5 mil estações de trabalho que acessam o Siafem.

No estado de São Paulo são 11 mil usuários (gestores orçamentário/financeiro/contábil), com senha, que podem acessar o Siafem. Pelo novo sistema, esses gestores poderão acessar de qualquer localidade, desde que esteja conectado à internet. Antes o acesso era possível apen

11/24/2006


Artigos Relacionados


Nova versão do Siscomex Importação web é implantada

Sistema Integrado de Licenciamento já opera em 22 municípios

Exército testa nova versão de sistema de jogo de guerra

Comércio Exterior lança nova versão de sistema de análise online

Limite de crédito para estados e municípios cresceu em R$ 40 bi, avalia Fazenda

Hidrelétricas pagam R$ 179,3 milhões em compensação financeira a estados e municípios em maio