Novas regras vão organizar trânsito de produtos perigosos em portos do País
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) deve publicar, em breve, uma norma que vai definir os procedimentos para o trânsito seguro de produtos perigosos em instalações portuárias. Deverão seguir a regra as instalações situadas dentro ou fora da área do porto organizado.
Na primeira quinzena de abril, a gerência de Meio Ambiente da Agência apresentou a primeira versão do documento durante a 18ª Reunião Ordinária da Comissão Permanente Nacional Portuária, que aconteceu em Itajaí, (SC).
Na ocasião, o representante da Antaq, Ricardo Freire, expôs os principais tópicos da norma. Um dos itens trata da inserção de novos temas e definições. Nessa parte, o texto trará os conceitos de: área IMO; área para fumigamento; gerenciamento de risco; planejamento da atividade portuária quanto aos aspectos de gestão ambiental, de segurança e saúde ocupacional, entre outros.
O representante da Antaq ressaltou que esses conceitos, “embora existentes, ainda não estão consagrados pela legislação vigente.” Em outro tópico, o documento vai retirar conceitos e definições já consagrados em leis, decretos, portarias, resoluções e normas de procedimento, como as definições de porto organizado, área do porto organizado, operador portuário e operação portuária.
Ao elaborar o documento, a agência também recebeu contribuições da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Fertilizantes Fosfatados S.A (Fosfertil) e de setores da Organização Marítima Internacional (IMO).
Trâmite
Antes da publicação da norma, a Superintendência de Portos submeterá o texto final à Procuradoria- Geral da agência para análise jurídica. Depois disso, a norma será colocada em audiência pública.
Fonte:
Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq)
29/04/2010 10:12
Artigos Relacionados
Antaq recebe sugestões sobre trânsito de produtos perigosos até dia 31
Novas regras para investimentos privados em portos geram polêmica
Novas regras para portos brasileiros serão lançadas nesta quinta-feira (6)
Publicadas regras para licitação de portos marítimos no País
Inmetro quer testar qualidade de produtos que entram no País pelos portos e aeroportos
CAE APROVA NOVAS REGRAS PARA ARMAZENAGEM DE PRODUTOS AGRÍCOLAS