Novas universidades federais abrirão cerca de 4,1 mil vagas em cursos de graduação



Estudantes que pretendem ingressar em cursos de graduação públicos em 2012 devem ficar atentos às oportunidades oferecidas por três novas universidades federais, em atividade há menos de três anos. Com campus em sete cidades de quatro estados, essas instituições vão abrir cerca de 4.160 vagas em 75 tipos de cursos.

Todas as vagas serão preenchidas por estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas em processos seletivos regidos por editais próprios e fora do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Algumas instituições aceitarão notas do Enem de 2009, 2010 e 2011.

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), com sede em Foz do Iguaçu, Paraná, oferecerá 800 vagas, dividida entre para brasileiros e estudantes de outros países latino-americanos. Serão aceitas, para os brasileiros, apenas as notas do exame deste ano.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com sede em Chapecó, Santa Catarina, abrirá 2.160 vagas. O candidato pode concorrer com as notas do Enem de 2009 ou 2010 e deve indicá-las ao fazer a inscrição.

Na região Norte, a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), vai abrir 1,2 mil vagas (50 reservadas a indígenas) com seleção específica. Na instituição paraense, os demais estudantes podem concorrer com a nota do Enem de 2010 ou de 2011.

Mais informações, aqui.


Fonte:
Ministério da Educação



09/11/2011 17:29


Artigos Relacionados


Universidades públicas e federais terão 2.415 novas vagas em cursos de medicina no País

Universidades federais abrem pós-graduação em coordenação pedagógica

Universidades vão oferecer 24 novos cursos de pós-graduação

Cerca de 18 mil vagas estão abertas para programa de graduação no exterior

Apenas universidades federais poderão revalidar diploma de graduação a distância

Projeto Guri oferece cerca de cinco mil vagas em cursos de música