Universidades públicas e federais terão 2.415 novas vagas em cursos de medicina no País



As universidades públicas federais e instituições particulares de educação superior vão oferecer mais 2.415 vagas em cursos de medicina a partir do segundo semestre deste ano. A expansão autorizada pelo Ministério da Educação contempla todas as regiões do País. Nas instituições superiores do Norte e Nordeste serão abertas 1.365 vagas.

Em universidades públicas federais, a expansão da oferta do ensino de medicina prevê a abertura de 1.615 vagas, sendo 1.040 para 18 novos cursos em 12 estados. Recentemente criadas, as universidades federais do Pará e da Bahia irão ofertar 220 vagas. Os cursos já existentes nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão 355 vagas. E outras 800 vagas serão abertas em nove instituições particulares.

Até o final de 2013 todas as vagas já devem estar implantadas. O ministro da Educação, Aloízio Mercadante, afirmou na terça-feira (5), que a abertura de novas vagas seguiu critérios específicos, como a disponibilidade de uma rede hospitalar que possa acompanhar a formação do médico, além do chamado índice de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser de cinco para cada profissional em formação. Para apoiar a expansão das vagas serão contratados 1.618 professores e 868 técnicos administrativos.

Com 1,8 médicos para cada mil habitantes, o Brasil tem, proporcionalmente, pequeno número de profissionais nessa área, quando comparado a outros países da América Latina. A média de vizinhos como Argentina e Uruguai chega a 3,1 e a 3,7 médicos por mil habitantes, respectivamente. Alguns países da Europa europeus contam, proporcionalmente, com o dobro médicos - é o caso da França, com 3,5 médicos por mil habitantes; Alemanha, com 3,6; Portugal, com 3,9; e Espanha, com 4,0.

“Temos uma oferta de médicos insuficiente para atender a sociedade brasileira”, ressaltou o ministro, ao citar dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Leia mais:

Governo quer aumentar número de médicos formados no País

Profissionais da saúde terão acesso a publicações científicas para auxiliar no trabalho

 

Fonte:
Ministério da Educação



06/06/2012 11:37


Artigos Relacionados


Novas universidades federais abrirão cerca de 4,1 mil vagas em cursos de graduação

Universidades públicas terão apoio para cursos de capacitação em estados da Amazônia

País vai dobrar número de vagas em universidades e institutos federais até 2014

Institutos federais oferecerão 66 mil vagas a servidores de escolas públicas do País

MEC corta 570 vagas de cursos de Medicina

Autorizada a criação de 1.340 vagas em cursos de medicina