Nove municípios catarinenses decretaram estado de calamidade pública e 44 estão em situação de emergência
Nove cidades catarinenses decretaram estado de calamidade pública por causa das enchentes provocadas pelas fortes chuvas da semana passada. O governo de Santa Catarina informou também que há 44 municípios em situação de emergência. O Ministério da Integração Nacional vai anunciar nesta terça-feira (13) a liberação de R$ 13 milhões para ajudar às vítimas das enchentes no estado. O assunto foi tema de reunião nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, sob comando da presidenta Dilma Rousseff.
O último boletim da Defesa Civil catarinense, divulgado no começo da tarde, informa que 973 mil pessoas foram afetadas pela chuva, que deixou 161,8 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Três pessoas morreram (em Guabiruba, Itajaí e Laurentino) e 148 estão doentes.
As cidades cujas prefeituras decretaram estado de calaminidade pública são Agronômica, Brusque, Rio do Sul, Ituperanga, Aurora, Presidente Getúlio, Laurentino, Lontras e Taió.
O governo federal determinou ainda o envio de três 3 toneladas de medicamentos, incluindo vacinas, para as regiões atingidas pelas enchentes em Santa Catarina. Paralelamente, o Ministério da Integração Nacional prepara a autorização para permitir o saque de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), conforme regras do Ministério da Previdência.
Fonte:
Agência Brasil
12/09/2011 19:26
Artigos Relacionados
Municípios gaúchos e catarinenses decretaram estado de emergência por falta de chuvas
Nove municípios de Pernambuco decretam estado de calamidade pública
Cerca de 70% dos municípios gaúchos decretaram situação de emergência por causa da seca
Benefícios para municípios em estado de calamidade pública estão na pauta da CCJ
Mais 400 municípios da região Sul estão em situação de emergência
Amazonas decreta estado de emergência em nove municípios por causa da dengue