Novo Código de Processo Penal passa por segundo turno de discussão e vai à comissão especial



O Plenário do Senado realizou na noite desta terça-feira (23) o segundo turno das discussões sobre a proposta que reformula o Código de Processo Penal (CPP). Agora, a matéria - e as emendas apresentadas nesta fase - serão enviadas à comissão especial que examina o assunto. O relator do projeto (PLS 156/09), senador Renato Casagrande (PSB-ES), anunciou que essa comissão deve votar as emendas na próxima terça (30) para, em seguida, devolver o texto ao Plenário.

VEJA MAIS

- Espero que a proposta seja finalmente aprovada pelo Senado até o início de dezembro - declarou ele.

Na noite desta terça, Casagrande relembrou a trajetória do projeto, que já tramitou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), onde foi aprovado sob a forma de substitutivo de sua própria autoria. Ele afirmou que o novo código "funcionará como um instrumento de combate à criminalidade".

- Nós estamos vendo agora a ousadia da criminalidade no estado do Rio de Janeiro -, ter bons instrumentos para que a punição possa acontecer é importante. O Código de Processo Penal é mais um instrumento. Não é a salvação de tudo, mas é mais um instrumento na política de combate à criminalidade. Não será a solução para tudo, mas será mais um importante instrumento - ressaltou, referindo-se à onda de ataques e incêndios coordenada por criminosos em vários pontos do Rio.

O senador também recordou que o Código de Processo Penal atual teve origem em 1941 e que, apesar das modificações a que foi submetido desde então, a sua reformulação é necessária.

De acordo com a Mesa, foram apresentadas pelos senadores cerca de 200 emendas, que estão sendo sistematizadas e serão analisadas pela comissão especial. Para se tornar lei, além de passar no Senado, a proposta também terá de ser aprovada na Câmara dos Deputados.

23/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado discute em segundo turno o novo Código de Processo Penal

Concluído primeiro turno de votação do projeto do novo Código de Processo Penal

Comissão de juristas finaliza discussão sobre Código de Processo Penal

Comissão de juristas finaliza discussão sobre Código de Processo Penal

Última sessão de discussão do novo Código de Processo Penal é transferida para a próxima semana

Comissão de juristas retoma na próxima semana discussão sobre anteprojeto do Código de Processo Penal