Concluído primeiro turno de votação do projeto do novo Código de Processo Penal
O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (9) o substitutivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao projeto de lei do novo Código de Processo Penal (PLS 156/09). A matéria ainda será votada em turno suplementar, quando o projeto será novamente colocado em discussão e poderá receber emendas dos parlamentares. A proposta será apreciada posteriormente pela Câmara dos Deputados.
A votação do projeto foi possível graças a um acordo de lideranças que aprovou requerimento do relator da matéria, senador Renato Casagrande (PSB-ES), para a realização da ultima sessão de discussão e do primeiro turno de votação do projeto do novo CPP.
Antes da votação do projeto, Renato Casagrande disse que o atual CPP, de 1941, induz à impunidade, destacando ainda que o documento foi elaborado no período histórico do fascismo. Ele acredita que o novo Código de Processo Penal vai combater a impunidade e a criminalidade de forma acentuada.
Já o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou que o novo CPP será da maior utilidade para os profissionais do Direito, tendo em vista que o texto do código atual "está ultrapassado". Valadares ressaltou ainda que o relator do projeto ouviu autoridades e diversos segmentos da área jurídica, visando a construção de um arcabouço legal que irá repercutir na Câmara.
09/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado discute em segundo turno o novo Código de Processo Penal
Novo Código de Processo Penal passa por segundo turno de discussão e vai à comissão especial
Líderes fecham acordo para votação do novo Código de Processo Penal nesta terça-feira
Demóstenes quer pressa na apreciação do projeto do novo Código de Processo Penal
Antônio Carlos Valadares destaca vantagens do projeto do novo Código de Processo Penal
CCJ discute anteprojeto do novo Código de Processo Penal