Novo programa de redução da mortalidade indígena terá apoio da Defesa



Em cerimônia de comemoração do Dia do Meio Ambiente, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que institui uma comissão para trabalhar na redução da mortalidade infantil e materna nas comunidades indígenas de todo o Brasil.

A comissão, intitulada Comitê Gestão Integrada das Ações de Atenção à Saúde e de Segurança Alimentar para a População Indígena, teve plano de trabalho elaborado pelo Ministério da Saúde, em parceria com outros ministérios, entre os quais a Defesa.

A iniciativa vai contar com o apoio logístico da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, para garantir transporte aéreo, terrestre, fluvial, alojamento, alimentação e segurança aos integrantes do projeto.

Pelo programa, profissionais da área de saúde realizam consultas, procedimentos odontológicos, avaliação nutricional, exames pré-natal e testes rápidos de HIV, entre outras intervenções, nos chamados Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis). O foco da ação são as crianças de até seis anos e as mulheres de dez a 49 anos.

Segundo Dilma Rousseff, a criação do grupo de trabalho é movida “pela certeza de que temos que dar tratamento especial à saúde indígena”. Ela afirmou, também, que saciar a fome e a sede deve ser “tarefa perene” para que as gerações futuras tenham condições adequadas de vida.

Em julho e agosto, ações de apoio se estenderão para outros estados. Ao todo, 16 Dseis foram selecionados para receber os agentes de saúde.

 

Meio Ambiente

A solenidade, de terça-feira (5), marcou os 40 anos de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e a abertura das atividades da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 – cujas ações de segurança estão a cargo da Defesa.

O Secretário-Geral da ONU para a conferência no Rio de Janeiro, Sha Zukang, afirmou, em discurso, que “este momento representa um marco para a nação brasileira. A ONU é profundamente grata pelo apoio e liderança desempenhados pelo Brasil”.

Participaram do evento o vice-presidente da república, Michel Temer; o ministro da Defesa, Celso Amorim; a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; entre outras autoridades.

Acompanhe notícias da Rio+20 no portal do Comitê de Organização Nacional

Visite a página da Rio+20 no Facebook

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter


Leia mais: 

Saúde indígena terá plano especial

Cerca de 400 mil índios de 210 povos diferentes são atendidos pelo SUS

Ministério da Saúde lança Cartão SUS para população indígena

Acompanhamento pré-natal é essencial para garantir uma gestação saudável e um parto seguro 

 

Fonte:

Ministério da Defesa



06/06/2012 15:07


Artigos Relacionados


Desenvolvimento da indústria de defesa da Angola terá apoio do governo brasileiro

Setor automotivo terá novo regime com redução de IPI para quem investir em pesquisa

Programa 'Direitos Humanos nas Prisões' terá um Conselho de Apoio

Alckmin apresenta novo programa para redução da criminalidade no Estado

Pacto pela redução da mortalidade infantil

São Paulo tem redução recorde de mortalidade infantil