Novo programa do Senai pretende formar e capacitar trabalhadores
O governo federal vai investir cerca de R$ 1,5 bilhão no Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas criadas no programa poderão integrar as bolsas-formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que se juntarão a outros R$ 400 milhões, do próprio Senai.
O programa foi apresentado na sexta-feira (13), em cerimônia que teve a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos ministros da Educação Aloizio Mercadante, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. “O século 21 é o século do conhecimento, da tecnologia, da inovação e da educação”, afirmou Dilma.
O objetivo do programa é criar condições para que a indústria brasileira supere as barreiras para implementar novas tecnologias e melhore a qualidade da mão de obra. Os recursos serão investidos em criação e modernização de escolas, centros móveis e institutos para formação e capacitação.
Para a presidenta, a formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores é fundamental para o desenvolvimento acelerado e sustentável do Brasil. "Nós temos de transformar essa redução das desigualdades em redução das diferenças de oportunidade, de acesso à educação. Com o Pronatec, nós damos um grande passo”, disse ela.
O Pronatec tem o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio em colaboração com estados, Distrito Federal e municípios. O programa deve apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional.
Fonte:
Ministério da Educação
16/04/2012 15:16
Artigos Relacionados
Programa de incentivo à leitura pretende formar 8 mil mediadores
Programa Começar de Novo fecha parceria para capacitar presos e ex-detentos
Governo pretende formar mais mulheres nas áreas de exatas e inovação
Institutos federais vão capacitar trabalhadores para a Copa
Cursos gratuitos vão capacitar 150 mil trabalhadores para a Copa de 2014
Defesa do Consumidor e movimento sindical firmam parceria para formar trabalhadores mais conscientes