Novo trem da CPTM começa a transportar usuários na linha C-Esmeralda



Com capacidade para 1.200 usuários, novo trem é o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo

Na próxima segunda-feira, 03 de março, às 11h30, o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CPTM, coloca em circulação, na Linha C-Esmeralda [Osasco-Autódromo], o primeiro trem novo dos 99 previstos no Plano de Expansão da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, até 2010.

Com capacidade para 1.200 usuários, o novo trem (de quatro vagões) tem o que há de mais moderno em tecnologia metroferroviária no mundo. Além do design arrojado, a unidade conta com ar condicionado, bancos anatômicos e estofados, som ambiente e vidros com proteção aos raios ultravioleta, proporcionando mais conforto aos usuários.

O Plano de Expansão, no valor de R$ 17 bilhões até 2010, é o maior investimento já realizado no setor. A implantação dos projetos possibilitará atingir, entre outras, as seguintes metas até 2010:

• A transformação de 160 km das linhas da CPTM em metrô de superfície. Com isso, a malha do Metrô passará a ter mais de 240 km;

• Elevar a demanda do sistema sobre trilhos em 55%;

• Reduzir em 25% o tempo médio de viagem;

• Aumentar a participação do sistema metroferroviário, no total das viagens por transporte público, em 24%;

Além disso, o Plano de Expansão resultará em benefícios socioambientais e econômicos, tais como: retorno anual equivalente a R$ 4,1 bilhões, a partir de sua plenitude, ou seja, em 2015; redução da emissão de poluentes, do consumo de combustível de fonte não-renovável e dos custos operacionais e de manutenção para ônibus, automóveis e viário, além de horas perdidas no trânsito e do número de acidentes.

Acessibilidade

Todas as novas normas para o atendimento a pessoas com mobilidade reduzida foram incluídas no projeto deste novo trem. A composição tem sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para pessoas em cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas, bem como pega-mão fotoluminescente, para o caso de ausência de energia.

Este é o primeiro trem de um lote de 12 unidades que reforçarão a frota da Linha C-Esmeralda, em 2008.

Entrega novo trem para a Linha C-Esmeralda

Data: 03/03/2008 (segunda-feira) às 11h

Local: Estação Jurubatuba


03/02/2008


Artigos Relacionados


Novo trem da CPTM começa a transportar usuários na linha C-Esmeralda

Linha C-Esmeralda da CPTM ganha primeiro trem novo

Linha C-Esmeralda da CPTM ganha primeiro trem novo

Entra em operação novo trem da Linha C da CPTM

Começou a circular o primeiro novo trem da Linha C, da CPTM

Covas apresenta novo trem da CPTM e visita obras da Linha 5 do Metrô