Novos estádios da Copa 2014 ajudam a gerar renda nos municípios



Os estádios construídos para a realização da Copa do Mundo de 2014 reúnem oportunidades de negócio e de geração de renda. A afirmação é do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, feita durante audiência pública na Subcomissão Permanente da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, nessa terça-feira (13). O ministro destacou ainda as condições do País de realizar com sucesso a Copa do Mundo, por sua economia equilibrada e dinâmica e por sua democracia consolidada. 

"A modernização da infraestrutura esportiva dos estádios já aponta seus resultados e eles são visíveis pelo aumento do público e da renda nessas arenas" afirmou. Aldo ressaltou que os investimentos feitos até o momento são em infraestrutura de mobilidade urbana, que deveriam ser realizados com ou sem a Copa, sendo que o fato de o Brasil sediar o evento está antecipando ações necessárias para a melhoria das cidades.

Ele ressaltou ainda o fato de a Copa do Mundo no Brasil ter como traço singular o fato de ocorrer num país que ajudou a dar ao futebol a marca de o mais universal dos esportes, presente e popular em todos os continentes. Ainda segundo o ministro, o evento tem o potencial de geração de 3,6 milhões de empregos, seja nas obras de infraestrutura que antecedem a Copa ou em atividades de turismo durante o evento. "É mais do que um Uruguai de empregos", disse.

Oportunidade econômica

Uma empresa de consultoria norte-americana, a Ernest Young, publicou um trabalho, em cooperação com a Fundação Getúlio Vargas, analisando os impactos socioeconômicos do evento. Esse estudo revela que a Copa tem potencial de geração de 3,6 milhões de empregos. Ainda segundo a análise, para cada real investido pelo setor público, a Copa gera R$ 3,4 de investimento do setor privado.

Copa 2014

A Copa do Mundo é um dos principais eventos esportivos do planeta. A disputa quadrienal entre as melhores seleções do mundo mobiliza bilhões de pessoas de todos os quadrantes, de todas as culturas. Em 2014, o Brasil será novamente a sede do torneio. A vigésima Copa do Mundo ocorrerá 64 anos depois da edição em que a seleção nacional se sagrou vice-campeã mundial em pleno Maracanã.

Desde que houve a definição do país sede, em 20 de outubro de 2007, iniciou-se um abrangente esforço nacional. Não se trata simplesmente de cumprir as exigências da organização e fazer um bom papel aos olhos do mundo. Desde maio de 2009, quando houve a ratificação das 12 cidades-sede, um trabalho de planejamento e execução de empreendimentos estratégicos desencadeou um processo de desenvolvimento que transcende qualquer parâmetro esportivo.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



22/08/2013 14:21


Artigos Relacionados


Portal da Copa divulga estágio das obras dos 12 estádios da Copa de 2014 em 2011

Estádios da Copa estarão prontos seis meses antes da Copa 2014, informa comitê

Estádios da Copa 2014 vão ter práticas sustentáveis

Brasília e Recife inauguram estádios para a Copa 2014

Audiência discute uso de energia solar em estádios da Copa de 2014

Polícia Federal começa vistorias antibombas em estádios da Copa de 2014