Novos vereadores conhecem Interlegis



O 1º secretário do Senado e diretor nacional do programa Interlegis, senador Romeu Tuma (PFL-SP), explicou nesta quinta-feira (2), durante abertura do 3° Seminário Nacional Interlegis, aos novos vereadores que participam do evento, como funciona o programa e os serviços que ele oferece. O seminário acontece no auditório do Interlegis e encerra-se nesta sexta-feira (3).

- O programa moderniza o poder Legislativo e coloca em rede todos os brasileiros. O Interlegis é um veículo que está à disposição do parlamento brasileiro e, principalmente, da sociedade - disse o senador ao saudar os vereadores.

Ao detalhar o programa, Tuma informou que este dispõe de um vasto banco de dados sobre assuntos do Legislativo e que o portal recebe cerca de 140 mil visitas mensais. Ele lembrou também que mais de 2.700 câmaras municipais já receberam sem custo um computador, uma impressora e um concentrador de comunicação que permite acesso à Internet.

Segundo ele, até o próximo ano, estima-se que cerca de 3.200 câmaras municipais estejam interligadas, além de milhares de novos parlamentares. O programa Interlegis dispõe ainda de atividades, projetos e cursos e treinamentos, acrescentou o senador.

 Papel do vereador

A deputada estadual do Rio Grande do Sul Jussara Cony (PCdoB) proferiu palestra no seminário sobre o papel do vereador na comunidade, ressaltando sua importância para a construção de um projeto nacional desenvolvimentista. Ela acrescentou que é totalmente contra a proposta de emenda à Constituição que diminuiu o número de vereadores nos municípios

Jussara Cony elogiou a decisão do governo de criar o Ministério das Cidades e a realização da Conferência das Cidades, uma forma, segundo disse, de os vereadores terem conhecimento das políticas do ministério.

Participaram do seminário, nesta quinta-feira (2), o senador João Ribeiro (PFL-TO), os deputados federais José Eduardo Cardozo (PT-SP) e Orlando Fantazzini (PT-SP), o presidente da Câmara Municipal de Avaré, vereador Rogelio Barchetti Urrêa (PSDB-SP) e o consultor legislativo do Senado Federal, Eurico dos Santos.



02/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vereadores do Vale dos Sinos conhecem sistema Interlegis e Escola do Legislativo

Interlegis promoverá encontro com associações de vereadores

César Borges: vereadores querem manutenção do Interlegis

Sistema Interlegis ligará Assembléia e Câmaras de Vereadores

Interlegis realiza fórum para treinar futuros prefeitos e vereadores

NOVOS SENADORES CONHECEM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO