Núcleo de Estudos do Senado realiza palestra sobre regulamentação do FPE
O Núcleo de Estudos e Pesquisas do Senado Federal realizou, nesta quinta-feira (22), um seminário sobre a nova regulamentação do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Em palestra de pouco mais de duas horas, o consultor legislativo Carlos Alexandre Amorim Rocha relatou os cenários possíveis para os novos dispositivos de rateio para o Fundo, uma vez que os atuais foram declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2010.
Na decisão, o Tribunal entendeu que os coeficientes atuais para a distribuição do fundo, por serem fixos, não promovem o equilíbrio socioeconômico entre os estados, como manda a Constituição Federal. Mas, apesar de declarar essas normas inconstitucionais, o STF manteve sua vigência até o final deste ano, prazo para que o Congresso aprove nova legislação que atenda aos requisitos constitucionais.
Além de explicar as normas da legislação em vigor e os aspectos questionados pelo Supremo, o consultor comentou os vários projetos em tramitação no Congresso sobre o assunto, falando sobre sua viabilidade econômica e política.
22/03/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Estrangeiros poderiam ajudar agronegócio, diz publicação do Núcleo de Estudos do Senado
CE debate regulamentação de pareceres e estudos do Senado ao Conselho de Comunicação
Centro Brasileiro de Estudos da América Latina apresenta palestra sobre Mário Reis
Núcleo de estudos do mar será construído em São Paulo
Senado realiza Simpósio Brasileiro de Estudos Constitucionais
Instituto Federal Fluminense lança Núcleo de Estudos e Apoio à Mulher