Nuclep é credenciada como empresa estratégica de defesa



A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep) foi credenciada como empresa estratégica de defesa (EED). Trata-se de um mecanismo que garante às indústrias nacionais assim classificadas o acesso a regimes especiais tributários e financiamentos, com o objetivo de torná-las mais competitivas, tanto no mercado interno quanto no externo. Essas empresas deixam de recolher alguns impostos e contribuições para vendas ao mercado interno e têm um acompanhamento do Ministério da Defesa e da Receita Federal quanto à regularidade fiscal.

Junto com a Nuclep, que produz os cascos resistentes para os novos submarinos, foram credenciadas pelo Ministério da Defesa companhias como Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer), Empresa Gerencial de Projetos Navais S.A (Engepron), Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), Forjas Taurus, Mectron Engenharia, Indústria e Comércio S.A (Mectron/Odebrecht) e Akaer Engenharia Ltda (Akaer).

Saiba mais

“Esse é um passo importante para a Nuclep, pois muda as regras para a produção dos cascos, garantindo um regime tributário muito mais favorável à empresa”, afirmou o presidente Jaime Cardoso. “O credenciamento é o reconhecimento de nossa companhia como uma das grandes responsáveis pela garantia do conteúdo local em projetos estratégicos para a nação.” A Nuclep é uma empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Para o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Murilo Marques Barbosa, o credenciamento das empresas é um passo importante para a conquista da autonomia tecnológica, operacional e produtiva, como orientado pela Estratégia Nacional de Defesa e pelo Plano Brasil Maior. A expectativa é de abertura de novos mercados, criando melhores condições de competitividade no plano interno e no exterior. O credenciamento das EEDs representa uma grande vitória, segundo Barbosa, para a consolidação da base industrial de defesa nacional.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



10/12/2013 15:23


Artigos Relacionados


Associação de hotéis do Paraná se reúne com empresa credenciada pela Fifa para discutir hospedagens para Copa do Mundo

Para ministra, igualdade racial deve ser vista como questão estratégica

Diálogos Sociais para Rio+20 debate a educação como estratégica para novo modelo de desenvolvimento

Unilegis pode ser credenciada junto ao MEC em 2009

Credenciada mais uma certificadora para o selo Produto de São Paulo

Desenvolve SP se destaca como empresa para estagiar