Unilegis pode ser credenciada junto ao MEC em 2009



A Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) poderá receber credenciamento junto ao Ministério da Educação no primeiro semestre de 2009, informou a vice-reitora da instituição, Vânia Maione Alves Nina, em entrevista à Agência Senado. Ela explicou que a instituição entrou com processo nesse sentido em 2007 e agora a solicitação está na fase de avaliação - que deverá ser feita por doutores em fevereiro.

Segundo Vânia Maione, há expectativa de que o credenciamento seja liberado em março de 2009, após a deliberação sobre o relatório da avaliação. Com o credenciamento, ressaltou a vice-reitora, a Unilegis poderá certificar os cursos que promove, sem a necessidade de receber o aval de outra instituição - atualmente a certificação é feita pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Outra vantagem do credenciamento, destacou Vânia Maione, é que a instituição passa a ter a condição de fazer aproveitamento dos créditos de disciplinas já cursadas pelos alunos. Ela observou que há casos de alunos que são aprovados nas disciplinas, mas não são aprovados no curso e, quando voltam aos estudos, ou se inscrevem em outro curso, são obrigados a cursar novamente as mesmas disciplinas.

Programação

A Unilegis oferecerá o curso de pós-graduação em Ciência Política em agosto do próximo ano. A vice-reitora informou que os alunos desta turma já serão diplomados pela própria Unilegis, uma vez que a instituição já estará credenciada junto ao MEC.

O curso de extensão Direito e Economia também está programado para 2009. Vânia informou que o curso está sendo montado pela especialista em Direito e em Economia Flávia Veras, em conjunto com a Consultoria do Senado. A proposta, explicou Vânia, é que o curso seja ministrado de agosto a dezembro de 2009, em encontros mensais. As atividades serão realizadas por meio de seminários com convidados de instituições internacionais.

- Esse é um ramo novo e nós vamos a fundo no assunto - disse a vice-reitora.

Outro curso de extensão a ser oferecido pela Unilegis é o de Português. O curso dará ênfase à linguagem científica e às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), necessárias à elaboração da monografia no final dos cursos de pós-graduação. Vânia Maione informou ainda que a Unilegis irá formar, em 2009, um grupo de pesquisadores mestres e doutores para trabalhar na instalação de cursos de mestrado.

A universidade foi criada pelo Senado Federal em 2001, com o objetivo de oferecer treinamento e atualização para a capacitação dos servidores do Senado e instituições conveniadas. A Unilegis possui convênio com 68 instituições brasileiras como agências, ministérios, assembléias legislativas, Câmara dos Deputados e câmaras municipais, tribunais, universidades, institutos. Mais informações sobre as propostas da instituição podem ser adquiridas no site da Unilegis http://www.senado.gov.br/sf/se nado/unilegis/default.asp.



15/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


ILB e Unilegis abrem o ano letivo de 2009

Pagamento de dívida junto ao Fies pode ser condicionado a rendimento do beneficiário

Nuclep é credenciada como empresa estratégica de defesa

Credenciada mais uma certificadora para o selo Produto de São Paulo

Governo pode cancelar R$ 10 bilhões em restos a pagar de 2007 a 2009

Renúncia fiscal de R$ 340 milhões pode garantir licença-maternidade de seis meses já em 2009