Número de alunos que cursam pós-graduação aumentou 21,6% de 2006 a 2010



A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) realizará nesta terça-feira (11), às 10h, a apresentação de um estudo sobre a distribuição geográfica da pós-graduação e suas relações com indicadores socioeconômicos no Brasil. A divulgação será realizada durante debate no Espaço Cultural Finep, no Rio de Janeiro.

O material mostra, entre outras coisas, o crescimento do número de alunos nos cursos de pós-graduação nos últimos anos. Em 2006, 132.420 alunos entraram para a pós no Brasil. Já em 2010, este número aumentou 21,6%, chegando a 161.068 alunos. Considerando apenas as universidades federais, a variação foi ainda maior, chegando a 31%.

O estudo será apresentado e analisado pelo pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação Hélio Leães Hey, da Universidade Federal de Santa Maria, e Danilo Giroldo, da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), sendo também membro do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi).

Este é o décimo encontro da série Debate Finep, criada com o objetivo de estabelecer um espaço aberto e permanente de discussão entre a Financiadora de Estudos e Projetos e a sociedade, para subsidiar a construção de ações de apoio à inovação de forma democrática, transparente e eficiente. Participam dos debates interlocutores internos e externos à Finep, que contribuam para o acúmulo de conhecimento sobre políticas de fomento a Ciência, Tecnologia e Inovação.


Fonte:
Finep

 

10/10/2011 16:29


Artigos Relacionados


Oficiais cursam pós-graduação para servir no Corpo de Bombeiros

Produção de biodiesel aumentou 49% em 2010

Déficit na exportação de manufaturados aumentou 316% em 2010

Número de famílias sob responsabilidade exclusiva de mulheres aumentou 37,3%

Ministro diz que MMA aumentou em 40% o número de licenças ambientais concedidas

Número de postos de trabalho aumentou 20% nos últimos 10 anos no País