O grupo dos 77 e a China propõem um Plano Plurianual de Ação para a Cooperação Sul-Sul sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento
O Brasil apoia a iniciativa que pode resultar no sucesso da reunião no COP 10
Nagoya, 19 de outubro de 2010 – No Primeiro Fórum sobre a Cooperação Sul-Sul sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento, realizado em Nagoya no dia 17 de outubro, o Grupo dos 77 e a China adotaram unanimemente uma versão do Plano Plurianual de Ação sobre a Cooperação Sul-Sul sobre Biodiversidade para o Desenvolvimento.
“O Plano define metas e estratégias de cooperação Sul-Sul, incluindo programas e cooperação triangulares, para o ano de 2020”, disse o Embaixador Abdullah M. Alsaidi, representante permanente do Iêmen e Chairman do G77. De acordo com o Embaixador, o plano também reflete a necessidade da inclusão da consideração sobre a perda de Biodiversidade em outros tipos de acordos Sul-Sul e triangulares, exigindo assim um intercâmbio maior de conhecimento e tecnologia entre os Países Membros.
“A adoção do Plano pelo Grupo dos 77 e a China é um marco para que a o resultado da 10ª reunião da Conferência das Partes seja um sucesso”, disse Ahmed Djoghlaf, secretário executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica.
Participantes de Granada, Brasil e Malawi destacaram a importância de uma visão única de todas as 131 Partes do Grupo dos 77 e da China, para o sucesso geral da reunião da Conferência das Partes, especialmente sobre questões importantes como a adoção do regime internacional sobre acesso e compartilhamento de benefícios (ABS, em inglês), o Plano Estratégico 2011-2020 e um mecanismo financeiro adequado para apoiar sua implementação. Os participantes também concordaram com uma programação regular de reuniões de coordenação durante o encontro.
“Os países desenvolvidos são nossos parceiros, e devemos buscar ter uma colaboração construtiva com eles”, afirmou o Embaixador Alsaidi, em nome do Grupo dos 77 e da China. “Esperamos a sua adoção nesta reunião da Conferência das Partes para a Convenção sobre Diversidade Biológica, e pedimos o apoio de nossos parceiros para sua implementação”.
Fonte: CBD
21/10/2010 12:07
Artigos Relacionados
Brasil e China instituem grupo de trabalho para ampliar cooperação esportiva
Conabio aprova metas nacionais de biodiversidade e plano de ação para a Rio +20
Especialistas e governo debatem plano plurianual para desenvolvimento rural sustentável
PLANO PLURIANUAL PROPICIARÁ DESENVOLVIMENTO, DIZ QUINTANILHA
QUINTANILHA ELOGIA 2º PLANO PLURIANUAL DE DESENVOLVIMENTO
Brasil e China discutem plano decenal de cooperação