O principal problema da Embraer, diz Lafer, é o risco Brasil



O ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, ao responder a uma pergunta do senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) sobre como funciona o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), disse que o principal contencioso com o Canadá, na Organização Mundial do Comércio (OMC), relaciona-se à equalização do juros. Ele explicou que uma empresa internacional que tem acesso aos financiamentos internacionais com juros bem mais baixos que os praticados no Brasil e atua em países com economia mais estável obviamente leva vantagem sobre as empresas nacionais.

- A Embraer é uma empresa que tem excelente qualidade, mas, infelizmente, carrega consigo o risco Brasil, que é essa diferença entre os juros de lá e os de cá - frisou o ministro, acrescentando, contudo, que essa é uma "tese defensável" e será discutida com os canadenses no âmbito da OMC.

Celso Lafer acrescentou, em sua resposta a Saturnino, que o Proex é fundamental para o desenvolvimento das exportações brasileiras. Embora alegando não dispor de números e informações que pudessem esclarecer melhor o funcionamento do Proex, ele fez uma rápida explanação sobre como um produto nacional deixa a fábrica e chega ao mercado consumidor internacional, depois de passar por uma série de análises e estudos por técnicos do governo para receber o subsídio e ter avaliada sua viabilidade no mercado externo.

O ministro prometeu, ainda, encaminhar ao senador Saturnino maiores dados e informações sobre como funciona o Proex, dados o exíguo tempo de que dispunha na tribuna e a complexidade do assunto.

13/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro da Saúde diz que demora no atendimento é o principal problema do SUS

Presidente da ANA diz que a poluição é o principal problema dos rios brasileiros

PRESIDENTE DA EMBRAER NÃO VÊ RISCO DE DESNACIONALIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Subfinanciamento é principal problema da saúde, dizem secretários do setor

ADEMIR ANDRADE: MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS É O PRINCIPAL PROBLEMA DA SAÚDE

Alvaro Dias diz que infraestrutura é principal problema a ser enfrentado na preparação para a Copa