Obra de Portinari volta ao Rio de Janeiro depois de 54 anos



Entre os dias 22 e 30 de dezembro, as obras dos painéis “Guerra e Paz”, de Candido Portinari, estarão expostas no Theatro Municipal do Rio de Janeiro 54 anos depois de sua primeira apresentação naquele palco, em 1956. A exposição tem entrada franca e a visitação estará aberta ao público em seis sessões diárias.

Em janeiro, as obras seguem para o Palácio Gustavo Capanema, também no Rio, onde serão restauradas até maio de 2011 em ateliê aberto ao público. A organização é do Projeto Portinari, e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é um dos patrocinadores.

O patrocínio da Finep vai possibilitar a realização de programa educativo dedicado às escolas, que abordará de forma interdisciplinar o tema e o conteúdo dos painéis, a vida do pintor e seu processo de criação, bem como o trabalho de restauração e preservação de patrimônio.

Os painéis estiveram no Municipal em 1956, na primeira e única vez que o público brasileiro e o próprio pintor tiveram a oportunidade de vê-los, antes de serem embarcados para a sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como presente do governo brasileiro.

À época, os EUA não permitiram a visita de Portinari à inauguração dos murais em Nova York, devido às ligações do artista com o Partido Comunista. A realização de uma grande reforma no edifício sede da ONU, entre 2010 e 2013, proporcionou a oportunidade da exposição e restauro de “Guerra e Paz” no Brasil.

Uma vez restauradas as obras, o Projeto Portinari planeja uma exposição em São Paulo, para meados de julho de 2011. A capital paulista será o ponto de partida para uma série de exposições pelo Brasil e no exterior, ainda em fase de planejamento. Em agosto de 2013, as obras voltam à ONU.


Fonte:
Finep

 

16/12/2010 17:07


Artigos Relacionados


Cultura: Museu Casa de Portinari exibe obra inédita do artista

Cultura: Museu Casa de Portinari exibe obra inédita do artista

PROCURADORA DIZ QUE NICOLAU, DEPOIS DE DEIXAR PRESIDÊNCIA, CUIDAVA DA OBRA DO TRT

Museu realiza programação inédita em homenagem aos 50 anos da morte de Portinari

Depois de emendas, PEC do orçamento impositivo volta à CCJ

PEC da Música volta a Plenário depois de rejeição de emenda na CCJ