Obras do Projeto São Francisco são intensificadas



Para dar cada vez mais agilidade às obras de Integração do São Francisco, as frentes de trabalho estão sendo reforçadas e monitoradas dia a dia


Ações de monitoramento das obras de Integração do São Francisco estão sendo intensificadas pelo Ministério da Integração Nacional. São quase 600 colaboradores atuando na fiscalização, supervisão e gerenciamento das obras civis, eletromecânicas e ações ambientais do empreendimento.

Dos 5.300 trabalhadores atualmente empregados na Integração do São Francisco, mais de 4.400 estão

diretamente ligados às atividades de construção de canais, túneis, aquedutos e barragens que vão beneficiar mais de 12 milhões de pessoas no Nordeste. Nos últimos seis meses, 1.300 pessoas foram contratadas para atuar nas obras do São Francisco. Até o final de julho, todos os contratos das obras complementares do projeto estarão firmados.

Para aperfeiçoar o gerenciamento dos contratos do Projeto São Francisco (43 no total), o Ministério da Integração Nacional implantou, desde de 2011, novo planejamento e modificou a forma de licitação e contratação com seis trechos de obras (Metas 1N, 2N, 3N, 1L, 2L e 3L).

 

Etapas

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em atividade em 12 trechos que passam pelos municípios pernambucanos de Salgueiro, Cabrobó, Floresta, Verdejante, Custódia e Sertânia;  em Jati e Mauriti, no Ceará; e em São José de Piranhas, na Paraíba. Ao todo, das 16 etapas de construção do empreendimento, duas (Canais de Aproximação Norte e Leste) já estão concluídas. São 1,5 mil equipamentos em operação.